e-Saúde é tema da 3a edição do Fórum RNP esta semana
Evento abordará assuntos como governança e liderança, cloud computing, mobilidade, gestão de identidade, segurança e privacidade, legislação e regulamentação, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, redes e novas tecnologias.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), promove esta semana (de 2 a 4 de setembro), em Brasília, a 3ª edição do Fórum RNP. Voltado a profissionais e fornecedores de TIC, pró-reitores e diretores de universidades, coordenadores de projetos de pesquisa e gestores públicos, o Fórum terá como tema "e-Saúde" e colocará em debate o papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no que tange às necessidades, alternativas e desafios atuais colocados aos profissionais da área, no desenvolvimento da saúde, assim como na capacitação de recursos humanos.
Em seus três dias, o evento abordará de forma ampla assuntos como governança e liderança, cloud computing, mobilidade, gestão de identidade, segurança e privacidade, legislação e regulamentação, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, redes e novas tecnologias.
Dia 2, durante o painel sobre o Uso de 4K pela área médica, será realizada pela primeira vez, uma transmissão ao vivo, em resolução 4K, de um procedimento de biópsia de pele no Hospital Universitário de Brasília.
No dia 3, será apresentado um estudo de caso do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Neste painel, os participantes do Fórum poderão ver de perto o primeiro robô de telepresença brasileiro (R1T1) e sua aplicabilidade em um ambiente hospitalar.
Desenvolvido por uma startup nacional, o R1T1 passou a ser utilizado em consultas, na interação com pacientes da pediatria ou do ambulatório, na visita ou discussão de casos nas diferentes enfermarias e na aproximação entre pacientes e familiares com histórico de longos períodos de internação, pela equipe do Núcleo de Pesquisa Clínica do HUM. Os palestrantes serão Paulo Roberto Donadio e Juliana Daibert, do Hospital Universitário Regional de Maringá, e Antonio Henrique Dianin, da DMS Company.
Fonte:Ipnews