Joe Bernik , CTO da Intel Security, defende que treinamento e conscientização do usuário deve estar acima das ferramentas de segurança.
Os especialistas em segurança são uníssonos ao afirmar que nenhuma ferramenta ou política de segurança serão bem-sucedidos sem a conscientização do usuário. Sim, o elo mais frágil na cadeia da digitalização dos negócios precisa ser educado, treinado e também assumir corresponsabilidade sobre os eventos que colocam em risco a informação corporativa.
Joe Bernik, CTO da Intel Security, ressalta a importância das ferramentas de segurança da informação, mas diz que as empresas precisam estar preparadas para detectar e reagir rapidamente às invasões, das quais são estão 100% protegidas. “As ferramentas são importantes para as empresas não se tornarem reféns”, afirma.
Em entrevista ao Portal IPNews, durante o CIAB 2016, Bernik lembrou que a indústria global do cibercrime chega a movimentar até US$ 1 trilhão, e não há limite. “Por isso, a participação do usuário na política de segurança é tão importante”, sentenciou.