Em 95% dos data centers é possível ter alguma forma de otimização, diz Panduit

20/11/2013 08:21

Road Show Driving Transformation discutiu as tendências para a área.

A Panduit realizou hoje, 19, seu Road Show Driving Transformation, em São Paulo. Após passar por Rio de Janeiro e Brasília, o fórum encerrou o ano com o debate sobre as principais tendências para data centers.

 

Diogo Avelino da Panduit

DIOGO AVELINO DA PANDUIT

 

Com previsões de aumento dos investimentos até 2016, a preocupação com o zoneamento dos data centers para gerenciar a energia e a infraestrutura física é fundamental, sendo que energia elétrica representa 36% dos custos.

Panduit investe em metodologia para eficiência operacional em datacenters

A Panduit trabalha em conjunto com a Cisco no desenvolvimento de soluções para o ramo, sendo a primeira responsável pela parte de infraestrutura física e a segunda pela infraestrutura lógica.

Nesse sentido, a empresa organizadora do evento desenvolveu o Zone 6, lançado nos EUA em 2012 e na América Latina esse ano (veja aqui). A ideia é dividir a infraestrutura do data center para ter maior controle e se fazer a medição de cada uma das áreas com todos os dados colhidos integrados em um cockpit.

Segundo Diogo Avelino da Panduit, em 95% dos data centers é possível ter alguma forma de otimização. “Seja pela parte de energia, monitoramento ambiental, ou para a questão de consolidação, a gente enxerga que muitos data centers trabalham, por exemplo, com um consumo elevado de energia e um espaço disponível muito reduzido para os servidores. Alguns clientes não conseguem otimizar essas partes, porque não possuem capacidade térmica, ou estão com superaquecimento em alguma área”, observa.

Outro dado citado por Avelino indica que é possível com a adoção de “smarts zones” uma redução de 20% a 40% com os custos de refrigeração. Ele diz que as soluções também podem ser aplicadas em zonas específicas com integração de equipamentos de outros fabricantes se necessário. “Trabalhamos com protocolos abertos, pois vemos no mercado uma direção muito forte para isso”, completa.

 

 

fonte ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!