Em ambiente de incerteza, SDN é motor de investimentos em switches e roteadores

06/03/2014 08:02

A Infonetics estima que o mercado global de SDN chegará a 17,2 bilhões de dólares em 2018.

Os provedores de serviços de telecom estão sendo cautelosos nos gastos em switches e roteadores. Em relatório referente ao 4º trimestre de 2013, a Infonetcs conclui que a cautela se dá, em parte, porque eles estão em fase de testes da tecnologia SDN (rede definida por software), mas também porque estão na fase da descoberta da nova tecnologia.

Michael Howard, analista principal para redes de operadoras e co-fundador da Infonetics Research, avalia que o "quarto trimestre é normalmente um indicador para o ano em curso e, por vezes, um termômetro para o futuro”.

No relatório referente ao quarto trimestre, a América do Norte apresentou um declínio sequencial de dois dígitos na receita de switches e roteadores, contrariando o crescimento habitual, depois da desaceleração dos investimentos feitos pelas operadoras, em especial a Verizon e AT&T, entre outros líderes globais de SDN, informou o analista.

O mercado global de roteadores e switches de borda IP e roteadores de núcleo e switches Ethernet (CES ) totalizou 14,5 milhões dólares americanos, apresentando um aumento de apenas 2% em relação a 2012.

Observando apenas do 4º trimestre, o segmento de roteadores e switches caiu 4% em relação a igual período do ano anterior.

Os quatro maiores fabricantes - Cisco, Huawei , Alcatel-Lucent e Juniper – mantiveram posição dominante em 2013, com 83% da receita de roteador. Nos últimos dois anos, a Huawei tem aumentado a sua quota de mercado mais do que os demais fornecedores.

A Infonetics estima que o mercado global de SDN chegará a 17,2 bilhões de dólares em 2018, representando crescimento de um dígito no período de 2013-2018.

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!