Embratel quer se tornar referência no mercado de cloud

26/11/2015 12:40

Empresa lançou solução de nuvem híbrida voltada a PMEs e acredita na flexibilidade para atrair novos clientes.

 


Há cerca de três meses, a Embratel lançou no mercado uma nova oferta de Data Center Virtual (DCV), baseada em nuvem híbrida. A novidade pretende oferecer o melhor dos dois mundos: a segurança de uma cloud privada com a disponibilidade da nuvem pública. A infraestrutura, que é personalizável, disponibiliza ao cliente servidores virtuais interconectados, isolamento de rede e conexão, firewall, múltiplas vLANs, entre outros recursos, por meio de um painel de controle online.

O foco da empresa com a ferramenta, segundo Mário Rachid, diretor executivo da companhia, são as pequenas e médias empresas (PMEs) de todos os setores. Ele lembra que aproximadamente 100 clientes já a utilizam. “Nossa solução é bastante robusta e estamos entrando no mercado para ser um forte player”, afirma.

Para ele, a vantagem da nuvem híbrida se encontra na flexibilidade. O cliente tem a oportunidade de contratar o valor de processamento e armazenamento que lhe interessa e, caso seja necessário expandi-la, terá a disponibilidade da nuvem pública para utilizar. “Ele só precisa ir ao site e fazer o aumento da demanda, sem nenhuma intervenção de alguém da Embratel”, diz o executivo.

Outro benefício é que, se o cliente não utilizar toda a capacidade contratada, ele paga menos, já que a solução é cobrada por hora de uso. Ainda sobre o preço, Rachid lembra que por ser uma empresa nacional, a Embratel não sofre os efeitos da variação do dólar. Segundo ele, a maioria dos players desse mercado é internacional e os preços de suas soluções cloud oscilam de acordo com o câmbio.

Mercado de SDN vai chegar a US$ 1,4 bi até o final do ano

Sobre a segurança no cloud, Rachid explica que a Embratel fornece um link de comunicação desde o backbone até o cliente, atuando com um firewall. “Também fornecemos suporte de políticas de segurança, definidas de acordo com o tamanho do usuário do cloud, garantindo segurança sobre quem tem acesso ao que”, explica.

O executivo diz que a solução vem complementar a família de serviços em cloud da companhia, que já contava com soluções de nuvem privada. “A Embratel conta com ambientes hospedados na nuvem com outros locais físicos, virtuais ou legados, em instalações próprias e de terceiros”, diz.

 

Fonte:Ipnews