Empresa brasileira desenvolve aplicativo para pagamento móvel offline
Compra é realizada com QR Code, sem a necessidade do cliente estar conectado à rede.
A Matera Systems, fornecedora brasileira de tecnologia para o mercado financeiro, desenvolveu uma solução para pagamento móvel totalmente offline que pode ser utilizada por bancos tradicionais ou mesmo fintechs (empresas tecnológicas que atuam no mercado financeiro, como o PagSeguro e o Nubank). A solução não utiliza 3G/4G, Wi-Fi e nem Bluetooth, mas sim um QR Code.
O processo é bem simples: o cliente chega no caixa do estabelecimento, recebe o valor da compra e digita no aplicativo da Matera, que poderá ter o design do banco/fintech do qual é cliente. Após digitar a senha, o app mostra o QR Code que será lido pelo leitor de código de barras do caixa ou pelo smartphone do estabelecimento, que também deverá utilizar a solução da Matera. Este se comunica com o banco e realiza a transação. A única exigência é que o estabelecimento esteja conectado à Internet.
Segundo Carlos Netto, CEO da Matera Systems, a solução é completamente disruptiva e pode decretar o fim do plástico nas compras tradicionais, já que não terá a necessidade de carregar cartões de débito ou crédito e, principalmente, o uso de máquinas de cartão pelos varejistas. “Os procedimentos tradicionais cobram de 2% a 4% do valor da venda, enquanto o aplicativo poderá cobrar 1%, a depender do banco”, aponta. “Além disso, acaba com a necessidade de aluguel de máquina ou equipe de suporte.”
O único problema da solução é a necessidade do usuário final e do estabelecimento terem de ser clientes do mesmo banco ou fintech para a transação ser concluída. Para mudar esse processo, seria necessário a criação de um padrão de comunicação entre os bancos, o que depende somente das instituições financeiras.
“O Banco do Brasil anunciou o lançamento de uma solução de pagamento móvel parecida em agosto e demonstrou o interesse de combinarmos um padrão. A comunicação entre bancos é possível, só falta eles quererem”, afirma. Outra solução para o problema seria o estabelecimento ter um software no seu sistema com o código de todos os bancos que aderirem à solução, que identifica qual o banco do cliente.
Pagamento móvel substituirá dinheiro e cartão até 2030, diz pesquisa
Segundo Netto, a Matera está buscando a patente da solução nos Estados Unidos e não pode comentar sobre o sistema de segurança da aplicação até obtê-la. Atualmente, cerca de 4 mil pessoas já estão testando a solução pela fintech da BePay. “Pretendemos fazer um lançamento comercial em cerca de dois meses”, afirma.
Fonte:ipnews