Empresa reduz custos operacionais com solução de automação de entregas

23/04/2018 11:50

Accor elimina gastos com processos manuais, reduz as horas dedicadas à gestão fiscal e multas decorrentes de inconsistência de informações.

No calendário reservado ao Fisco, o departamento fiscal das empresas não tem um só dia de folga. As empresas enfrentam uma rotina estressante para cumprir os prazos de entrega das obrigações fiscais. Embora a Receita Federal tenha prometido agilizar o processo com o advento do SPED, as companhias permanecem sobrecarregadas com a burocracia. Esse era o cenário da Accor, multinacional francesa do ramo de hotelaria.

A companhia opera no Brasil desde 1977 e enfrentava o desafio de manter as atualizações diárias da legislação brasileira e repassar as informações ao Fisco dentro do prazo legal. Em busca de uma ferramenta de conformidade fiscal, o Centro de Serviços Compartilhados da Accor adotou a solução de Governança e Automação de Entregas da SYNCHRO, empresa brasileira e especialista em soluções fiscais e tributárias.

Ao adotar a solução, o CSC da Accor ganhou em agilidade, uma vez que a ferramenta substituiu boa parte dos processos manuais e repetitivos por um sistema automatizado, que fica responsável por apurar, validar, assinar e transmitir as informações ao Fisco. A solução também fornece detalhamento do processo em tempo real, permitindo que gestores e analistas tenham maior controle do que está acontecendo com suas obrigações acessórias.

De acordo com o Gerente Tributário da Accor, Rodrigo Silva, outro benefício da solução foi o ganho em produtividade. “Com um processo mais ágil e automático, conseguimos reduzir custos com processo manual e os colabores têm mais tempo para desenvolver atividades estratégicas”, afirma o executivo. Além de melhorar o desempenho na produção, a solução trouxe maior qualidade das informações prestadas ao órgão fiscal. “O aperfeiçoamento das declarações agrega valor estratégico para a equipe tributária, que passou a ter mais tranquilidade e confiança das informações que transmite à Receita Federal”, comenta Silva.

Além de redução de custos, outra vantagem da solução é a maior visibilidade do processo, que foi bem recebida pela matriz francesa. “A nossa sede compreendeu que estávamos preocupados com a conformidade fiscal e a tecnologia da SYNCHRO nos permitiu ter maior controle do processo” disse o gerente da Accor. A solução foi implementada em 2016 e atende 100 hotéis da rede no Brasil e entrega cerca de 200 obrigações por mês.

 

Fonte:IPnews