Empresa sueca se instala na AL para explorar oportunidades da virtualização de sistemas legados
Stromasys automatiza a virtualização dos antigos sistemas cliente/servidor da Digital, HP e Sun Solaris; Usiminas é um dos clientes brasileiros a aderir à proposta de virtualização e emulação de servidores legados.
Grande tendência nas décadas de 1990 e início dos anos 2000, os sistemas cliente/servidor prometiam um processamento distribuído, permitindo a redução de custos e a independência de marcas às empresas investidoras em sistemas de tecnologia. Chamadas agora de “legados”, os servidores da época têm sido um desafio para os líderes de TI, porque precisam ser atualizados para operar em nuvem, passo que pressupõe a migração prévia para um ambiente computacional virtualizado.
Citrix compra empresa especializada em virtualização de armazenamento
Atualmente, os departamentos de TI das empresas estão sob pressões e desafios constantes para conter e reduzir os riscos e os custos operacionais nas demandas das unidades de negócio apoiadas por eles. À medida em que as soluções baseadas na nuvem proporcionam maior autonomia às unidades de negócios, as áreas de TI devem garantir a manutenção de uma combinação de tecnologias e soluções cada vez mais complexas e díspares.
Vislumbrando a oportunidade de negócios desenhada para a transferência de aplicativos instalados em sistemas legados para o ambiente virtualizado, a empresa sueca Stromasys, fundada em 1998, oferece na América Latina, desde janeiro, uma solução de virtualização para empresas usuárias os antigos sistemas da Digital, HP e Sun Solaris (máquinas VAX, Alpha, HP3000 e SPARC).
O diretor geral para a América Latina e Caribe da Stromasys, Robert Ruiz, defende que a solução é importante porque estes produtos deixaram ou deixarão, em breve, de receber suporte dos fabricantes, parte deles hoje dentro de empresas diferentes das originais, como a Sun Microsystems, que foi comprada pela Oracle. Além disso, os sistemas também estão funcionando em data centers e ocupando espaços físicos com alto custos, na visão do executivo.
Segundo Ruiz, a emulação e a virtualização são caminhos a serem seguidos e a chave para reduzir os riscos e custos associados aos sistemas legados sem comprometer a qualidade. “Por outro lado, nossa solução tem um retorno de investimento que pode ser medido monetariamente, em comparação com os custos que podem gerar um tempo de inatividade não planejado devido a falhas de hardware”, completa.
“Ao realizar a virtualização dos sistemas, as empresas podem migrar para o ambiente de computação em nuvem e, portanto, obter uma rápida recuperação de dados em caso de falhas, reduzir os custos de manutenção e o consumo de energia”, explica Ruiz. O executivo ainda acrescenta que a migração ocorre em não mais do que oito semanas.
Como oportunidade, o executivo cita que os sistemas instalados em máquinas lançadas entre 1980 e 2002, e no Brasil os servidores de 1999 a 2007, são alvos imediatos para a virtualização. Só para dar uma medida, Ruiz diz que foram mapeadas mais de 1 milhão de servidores Sun Microsystems vendidos no mundo.
A Stromasys já implementou mais de 6.000 soluções de emulação e virtualização multiplataforma para empresas em mais de 50 países, tendo atendido entre 15 e 20 clientes na América Latina. Entre eles, a brasileira Usiminas, que migrou os antigos sistemas Digital HP.
Na região, a empresa quer encerrar o ano com 15 parceiros e abre escritórios no Brasil e México no início de 2018 quando, então, pretende acelerar a expansão local.
Fonte:Ipnews