Empresas oferecem plataformas digitais para facilitar negociação de dívidas

21/02/2017 10:08
Kitado se une a Stefanini enquanto Recovery lança parceria com Mercado Pago. Empresas mudam a abordagem na cobrança de débitos, visando aproximar o consumidor das credoras
 

O uso de pagamentos eletrônicos tem conquistado a preferência dos usuários em todas as faixas etárias e classes sociais. O comportamento também tem se refletido para outras demandas financeiras, como a negociação de dívidas.

Prova disso é que empresas de tecnologia e do mercado financeiro estão se associando para facilitar o serviço tanto a clientes no mercado corporativo quanto o consumidor final. 

A startup Kitado, que oferece plataforma online e gratuita para negociação de dívidas, e a Stefanini, multinacional brasileira provedora de soluções de TI, se uniram para o desenvolvimento de uma solução online para zerar os débitos com as principais instituições financeiras do país. A parceria estratégica surgiu a partir da segunda rodada do programa OpenStartups.

“O diferencial da plataforma está na combinação de tecnologia, dados e estratégia de comunicação que ofereçam uma experiência ao usuário nunca antes vista na indústria de cobranças, desconstruindo o modelo tradicional de ligações telefônicas, que, por vezes, pode constranger o cliente”, afirma Breno Barros, Head of Solution Center & Innovation da Stefanini. 

Lançada em 2014, a Kitado se propõe a modificar a abordagem na cobrança de débitos, visando aproximar o consumidor das credoras. Segundo a empresa, a solução já acumula mais de 250 mil acordos fechados e contabiliza cerca de R$270 milhões recuperados. A companhia diz que é possível aumentar entre 10% e 20% o ticket médio de dívidas pagas, com retorno em até três meses.

“Queremos que o consumidor se sinta à vontade para quitar o débito, recuperar o crédito e voltar a consumir de forma mais consciente, mantendo uma boa relação com os credores”, diz Paulo de Tarso, CEO da Kitado.  

A parceria entre Stefanini e Kitado resulta na adoção de avançadas técnicas de CRM para encontrar, atrair atenção dos clientes e engajá-los na jornada de reestruturação de suas dívidas. Na prática, a empresa financeira realiza o upload da lista de devedores na plataforma Kitado.  Já o cliente tem a preferência por negociar online por meio de interações personalizadas, acessa a página de negociação, especifica a empresa e informa como pretende quitar a dívida. Por fim, a negociação é acompanhada de forma online e, quando finalizada, os resultados são instantaneamente transmitidos à empresa credora.

Já a Recovery, empresa de gestão e administração de créditos em atraso, se uniu recentemente ao Mercago Pago para aceitar pagamentos eletrônicos nas renegociações de dívidas feitas pelo seu site. 

Fundada em 2010, a Recovery está presente no Brasil e na Argentina. A companhia oferece soluções e formas de pagamento que conseguem se encaixar no orçamento do cliente para que ele possa regularizar suas dívidas. Com 12 anos de trajetória na América Latina, o Mercado Pago diz possuir mais de 159 milhões de usuários com soluções especializadas em pagamentos e que visam facilitar a compra para o consumidor. 

“Trabalhamos para criar oportunidades para os consumidores que tiveram, em algum momento, a situação financeira comprometida, regularizar as pendências e voltar ao mercado financeiro”, explica André Calabró, diretor de Cobrança da Recovery. Segundo ele, a nova solução digital de pagamento visa facilitar o acesso ao cliente. 

“A empresa investe para que o nosso cliente possa escolher quando e como quer pagar e por qual canal quer negociar, seja pelo site, celular, aplicativo, telefone, chat ou presencialmente”, acrescentou Calabró. 

 

Fonte:ipnews