Empresas tradicionais começam a sentir o “peso” das startups digitais

11/10/2016 10:05

Pesquisa da Dell Technologies mostra que 78% das organizações se sentem ameaçadas; Brasil se destaca como país mais maduro em transformação digital.

contact-centerDell Technologies divulgou resultados da pesquisa “Digital Business Research Index”, segundo a qual 78% das empresas acreditam que as startups digitais representam uma ameaça para sua organização, seja agora ou no futuro. Esse fenômeno está impulsionando empresas inovadoras e acelerando o declínio de outras.

Quase metade (45%) das empresas pesquisadas, globalmente, temem que seus negócios se tornem obsoletos dentro dos próximos três a cinco anos, devido à concorrência de startups da era digital.

Saiba se sua empresa está no caminho da transformação digital

68% das empresas estão em risco por falta de estratégia na área de IoT, diz estudo

Algumas empresas estão sofrendo com a velocidade da mudança. Mais da metade (52%) dos líderes de negócios vivenciaram uma interrupção significativa em seus setores nos últimos três anos, como resultado do advento das tecnologias digitais e da Internet das Coisas, e 48% das empresas globais não sabem como será seu setor daqui a três anos.

Os resultados provêm de uma pesquisa independente realizada pela Vanson Bourne com 4.000 líderes de negócios (de empresas de médio a grande porte) em 16 países, incluindo o Brasil, e 12 setores.

De acordo com o estudo, algumas empresas mal começaram sua transformação digital. Muitas adotaram uma abordagem fragmentada; e apenas uma pequena parcela  está perto de concluir sua transformação.

Somente uma a cada três empresários pesquisados está executando os atributos críticos digitais de negócios adequadamente, enquanto 73% admite que a transformação digital poderia ser mais difundida em toda a organização.

Cerca de seis a cada 10 empresas não conseguem atender às principais demandas dos clientes, como melhor segurança e acesso mais rápido a serviços e informação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quase 2/3 (64%) confessam não atuar com inteligência em tempo real.

O Índice de Transformação Digital da Dell Technologies completa a pesquisa e classifica as empresas com base no desempenho percebido pelos respondentes sobre a transformação digital de sua empresa. De acordo com o comparativo, apenas 5% dos empresários alcançaram o grupo de Líderes Digitais. Quase metade está ficando para trás:

  1. Líderes Digitais: 5% — a transformação digital, em suas várias formas, está enraizada no DNA da empresa
  2. Adotantes Digitais: 14% — adotaram um plano digital maduro, investimentos e inovações em andamento
  3. Avaliadores Digitais: 34% — estão adotando a transformação digital com cuidado e gradualmente, planejando e investindo para o futuro
  4. Seguidores Digitais: 32% — muito pouco investimento. Começando timidamente a planejar para o futuro
  5. Preguiçosos Digitais: 15% — não têm um plano digital, adotaram iniciativas e investimentos limitados

Plano de resgate digital

Devido à grave ameaça de interrupção, as empresas estão começando a dimensionar uma solução pa levar adiante sua transformação digital:

  • 73% concordam que precisam priorizar uma estratégia de tecnologia centralizada para sua empresa
  • 66% planejam investir em infraestrutura de TI e liderança de habilidades digitais
  • 72% estão expandindo seus recursos de desenvolvimento de software

Em ordem de prioridade, de acordo com os respondentes, os principais investimentos de TI planejados para os próximos três anos são:

  1.    Infraestrutura convergente
  2. Tecnologias de altíssimo desempenho (Exemplo: flash)
  3. Lógica analítica, Big Data e processamento de dados (Exemplo: data lakes)
  4.    Tecnologias da Internet das Coisas

Além disso, de 1/4 a 1/3 dos empresários criaram uma demonstração de resultados totalmente digital (36%), realizaram parcerias com startups para adotar um modelo de inovação aberto (35%), segmentaram parte da organização ou pretendem adquirir as habilidades e a inovação necessárias por meio de fusões e aquisições (28%). Apenas 17% avaliam o sucesso de acordo com o número de patentes que registram e quase metade (46%) estão integrando metas digitais em todos os objetivos de departamentos e equipe.

Dados da pesquisa no Brasil

O Brasil desponta como o segundo país mais maduro, segundo a avaliação do Digital Business Research Index – atrás apenas da Índia, e seguido pelo México. “Embora estejamos enfrentando um período econômico desafiador, a maturidade do Brasil neste estudo demonstra o entendimento dos entrevistados sobre a relevância da transformação digital”, comenta Carlos Cunha. “Nossos clientes entendem que os investimentos, embora bastante ponderados no cenário atual, serão essenciais para colocá-los em um patamar de vantagem quando a economia voltar a crescer”, complementa Luis Gonçalves. Ambos os executivos são líderes da Dell EMC no Brasil.

Apesar de 67% observarem que há novos concorrentes no mercado (Global: 62%), os participantes no Brasil relatam níveis relativamente baixos de incerteza:

o   Apenas 37% não sabem como estará seu setor dentro de três anos (Global: 48%)

o   38% admitem que podem se tornar obsoletos no período de três a cinco anos (Global: 45%)

  • Mais concentrados nas necessidades dos clientes: 68% dos participantes dizem que os clientes estão impelindo as empresas a se tornarem mais digitais.(Global: 56%)
  • 61% dizem estar amplamente concentrados no envolvimento e na satisfação do cliente (Global: 47%)
  • Sobre sua capacidade de atender as necessidades dos clientes:

o   45% dizem que proporcionam uma experiência geral mais personalizada (Global: 35%)

o   48% relatam maior nível de segurança (Global: 39%)

o   50% diz que colabora e compartilha com outros clientes de modo mais fácil (Global: 36%)

  • O Brasil também se destacou nas seguintes áreas:

o   Uso de tecnologias digitais para agilizar novos produtos/serviços (Global: 51%)

o   51% colocaram tecnologias móveis e de mídia social no centro de seus negócios (Global: 37%)

o   73% declaram ter adotado integralmente uma forma digital de trabalho para concorrer com as novas empresas digitais (Global: 66%)]

Fonte:Ipnews