Entrega da declaração de Imposto de Renda aumenta riscos de vulnerabilidades

28/03/2014 22:19

Download do software deve ser feito de sites oficiais, recomenda Kaspersky.

A proximidade da entrega da Declaração de Imposto de Renda aumenta o número de ataques de engenharia social, que geralmente chegam por e-mails e tentam instalar trojans bancários nos dispositivos pessoais e corporativos.

Ultrapassam 10% os hardwares que usam Windows XP no Brasil

As mensagens falsas informam sobre pagamento de boletos, supostas intimações, links de download do programa ou notificações de débitos que não existem. “O objetivo é sempre o mesmo: forçar o usuário a baixar e executar um programa, cuja finalidade será apenas de instalar um trojan bancário na máquina da vítima”, informou a Kaspersky Labs em comunicado.

A companhia alerta para uma ameaça que surge ao buscar o download do programa da Receita Federal, pois os cibercriminosos usam links patrocinados em sites de buscas e colocam sites fraudulentos como as primeiras posições.

De acordo com Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky no Brasil esses golpes “são recorrentes, acontecem todos os anos porque sua efetividade é certa, nenhum cibercriminoso insiste em temas de ataques que não lhe dê retorno”. O usuário também deve prestar atenção com e-mails supostamente enviados pelo órgão público, pois a Receita Federal não envia  mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte.

O contribuinte, ao procurar o software da declaração deve ir direto ao site da Receita (WWW.receita.gov.br) e evitar os sites de busca e os de downloads. No caso dos aplicativos para dispositivos móveis iOS e Android, a Kaspersky recomenda que os usuários baixem os apps apenas das lojas oficiais da Apple e Google.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!