Espelho inteligente pode detectar doenças
Um espelho inteligente desenvolvido em uma parceria entre 11 instituições europeias de tecnologia pode revelar ao usuário informações sobre sua saúde, detectando o consumo de álcool, o tabagismo, a prática de atividades físicas e o risco metabólico. "Nós queremos dar às pessoas a possibilidade de controlar a si mesmas e mudarem seu estilo de vida", explica Massimo Martinelli, um dos engenheiros do projeto.
Atrás do vidro há uma série de câmeras "multiespectrais" que analisam, por exemplo, a quantidade de luz absorvida pela pele e refletida de volta, o que fornece uma estimativa do fluxo sanguíneo. Outra câmera usa a luz ultravioleta para identificar produtos de glicação avançada, que indicam o risco de diabetes e outras doenças.
Um bafômetro também integra o dispositivo para medir níveis de açúcar no sangue e detectar a presença de substâncias alcoólicas e de cigarros.
"A idéia é colocá-lo nas casas, em academias e farmácias. Ele é muito fácil de utilizar, pois não precisa de mais nada", conta Martinelli.
Por enquanto, não há previsão de comercialização do espelho, mas os pesquisadores não descartam a possibilidade. Para o futuro, eles querem também criar um aplicativo que se integre com o dispositivo e armazene as informações do usuário.
Entenda melhor o projeto:
Via FastCompany