Estados Unidos cogita criar rede estatal de 5G

14/02/2018 14:04

Proposta circula na Casa Branca e seria uma resposta ao desenvolvimento chinês da tecnologia.

Documentos vazados recentemente mostram que há uma proposta do governo norte-americano sobre a criação de um sistema federal de telecomunicações 5G, segundo o jornal The New York Times. A mesma proposta também discute a possibilidade de estatizar as redes 5G que estão sendo criadas pelas operadoras locais.

AT&T lançará rede 5G nos EUA até fim de 2018

A proposta da Casa Branca, ainda trabalhada como uma ideia, é motivada por preocupações à segurança e ao desenvolvimento do 5G na China. Outro ponto positivo são os benefícios que uma rede estatal pode trazer, como redução de custos para à população e maior concorrência entre as operadoras.

Isso porque os norte-americanos gastam um volume considerável em telecomunicações devido aos altos preços da TV por assinatura, além do serviço de telefonia celular. E, para implantar soluções domésticas de Internet das Coisas (IoT), como geladeiras e torradeiras conectadas, as contas de banda larga tendem a aumentar.

O jornal refletiu como a rede 5G poderia ser feita. O governo construiria ou arrendaria torres em todo o país, priorizando áreas não atendidas e criando uma empresa de utilidade pública para vender banda larga a preço de custo. A iniciativa obrigaria as operadoras a criar preços mais competitivos, inclusive na banda larga cabeada, além de dar maior oportunidade aos pequenos provedores, que seriam habilitados a revender a banda larga pública.

A ideia, porém, não é um consenso no governo. Para Ajit Pai, presidente da Comissão Federal de Comunicações (agência reguladora do setor nos Estados Unidos), qualquer esforço para construir uma rede estatal seria uma distração custosa e contraproducente.

 

Fonte:ipnews