Estratégia de IoT da Dell é baseada em hardware

25/06/2016 20:27

Empresa fornece gateway para traduzir e transmitir dados de sensores.

iotDurante palestra no CIAB Febraban, Fernando Nogueira Cesar, responsável pelo setor de OEM e Soluções de IoT daDell, explicou qual é a proposta da empresa no setor de Internet das Coisas. Focando em soluções para o mercado de seguradora, o executivo mostrou a importância do gateway como concentrador de dados de sensores.

Nova solução de big data da Dell oferece análises baseadas em IoT

A proposta é lançar elementos de plataforma para que desenvolvedores de sistemas e integradores consigam criar soluções de IoT para o mercado corporativo. “Vemos o mercado utilizar placas de prototipação para produzir sensores e gateways que funcionam bem em ambientes de laboratórios, mas não necessariamente no uso intenso”, diz. “Nosso papel é ser uma plataforma aberta e modular para projetos corporativos”, disse.

Os gateways seguem uma lógica simples: baratear os sensores. Conforme explica Cesar, os sensores estão ficando cada vez menores, mais baratos e com menor consumo de energia. Segundo ele, já não é necessário utilizar conexão elétrica, pois eles utilizam baterias que duram entre um e dois anos. A conectividade vem por Bluetooth de baixa energia, pois módulos 3G ou Wi-Fi são mais caros e utilizam mais energia.

Com o papel de traduzir os dados recebidos pelos sensores em linguagem de TI e enviar as informações críticas para o sistema de uma seguradora, por exempo, o gateway atua como um concentrador para evitar erros na transmissão de dados e o excesso de informação inútil. “O gateway sim terá conexão à internet, seja via modem 3G/4G, Wi-Fi ou cabo ethernet”, explica Cesar.

O executivo também apresentou um novo modelo de comercialização de produtos por parte das seguradoras, que podem enviar um pacote de sensores e um gateway para o cliente instalá-los na sua residência. “O sensor de umidade, por exemplo, é instalado embaixo da pia para detectar vazamentos, o de fumaça em pontos estratégicos, e por aí vai”, diz.

Samsung investirá R$ 4 bilhões em Internet das Coisas

O modelo de gateway para esse serviço já está disponível no mercado brasileiro. Já para as indústrias e outros modelos de negócios mais robustos, como grandes caminhões de empresas de logística, precisam de um hardware maior. O Gateway 5000, específico para esses setores, deverá ser lançado até o fim deste mês pela Dell.

 

Fonte:ipnews