Estudantes desenvolvem aplicativo móvel de utilidade pública

05/05/2014 23:15

“Equipamentos Públicos” localiza estabelecimentos do governo.

Por meio do 2º Encontro Nacional de Dados Abertos, promovido pelo Governo Federal, três universitários da BandTec, Faculdade de Tecnologia do Colégio Bandeirantes, criaram um aplicativo que auxilia a população a localizar estabelecimentos públicos. Elaborado em apenas um mês e lançado em 18 de fevereiro de 2014, o Equipamentos Público já soma 7.150 downloads no ITunes e 140 no Google Play.

 

Estudo a distância deve movimentar US$ 51 bilhões em 2014

O desenvolvimento web do aplicativo teve início em outubro de 2013 para a participação do concurso do governo. No final de janeiro, após o término do concurso, a primeira versão do aplicativo foi elaborada e, posteriormente, lançada em fevereiro de 2014. Em função disso, os usuários do aplicativo passaram a enviar sugestões de melhoria, bem como a atualização de endereços dos estabelecimentos públicos – o que é possível por conta do perfil colaborativo do Equipamentos Públicos.

 

A manutenção e atualização do aplicativo é feita pelos próprios alunos, estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da BandTec – Jeferson Assis (23 anos), Marcel Sanches (23 anos) e Vinicius Garcia (22 anos) –, e por dois convidados: Caue Tozati (28 anos), web design, e Rafael Soares (27 anos), engenheiro da computação.

Atualmente em sua terceira versão, a plataforma está disponível para download em tablets e smartphones (IOS e Android). O lançamento da quarta versão, previsto para 15 de abril deste ano, incluirá postos do Poupatempo e também poderá ser acessado por meio de aparelhos Windows Phone.

Desde o início, foram oferecidos aos estudantes recursos físicos (laboratórios e dependências da faculdade) e humanos (professores). A orientação do projeto foi liderada por André da Costa Silva, professor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da faculdade.

“Precisamos ter cada vez mais profissionais capacitados para desenvolver aplicativos e soluções úteis, ou seja, projetados para diversas plataformas móveis ao mesmo tempo. Nesse sentido a BandTec apoia seus alunos e proporciona momentos em sua grade acadêmica para que eles possam analisar a sociedade em que estão inseridos e desenvolverem, na prática, soluções aplicáveis e relevantes” diz o professor.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!