EUA e Europa estudam usar novas tecnologias em centrais de atendimentos de emergência
Associações de telefones emergenciais estão colaborando para permitir que cidadãos enviem vídeos, fotos e geolocalização para otimizar os atendimentos.
A Associação Europeia de Telefones Emergenciais (EENA) e a Associação Nacional de Telefones Emergenciais dos Estados Unidos (NENA) estão colaborando para atualizar a forma como os atendimentos em centrais de emergências são realizados. A intenção é dar mais tecnologia aos sistemas utilizados pelos socorristas, integrando soluções para que os cidadãos possam compartilhar imagens, vídeos e dados de geolocalização.
Você já parou para pensar por que o Uber consegue te localizar e o serviço de emergência do seu país não? Isso acontece porque o app de transporte tem acesso a localização acionando o telefone, enquanto a central de de atendimento conta apenas com o número de telefone. Os esforços conjuntos da NENA e da EENA querem mudar isso, fornecendo a informação explícita de localização do dispositivo.
Hospital Oswaldo Cruz moderniza toda a infraestrutura de TI para melhorar atendimento ao paciente
Além disso, dados dinâmicos, como vídeos e plantas do local de um incidente, poderão ser transmitidos diretamente para os socorristas, que terão seus dispositivos conectados à uma nova infraestrutura que já começou a ser implantada em algumas regiões.
Quem acompanha com atenção essas iniciativas são a Avaya e a Motorola Solutions. A primeira é detentora de patentes para ferramentas e soluções de acessibilidade de comunicações em todo o mundo e conta com executivos que também atuam no Comitê de Acessibilidade da NENA, como é o caso de Mark Fletcher, diretor de Arquitetura para Soluções de Segurança Pública Mundia da Avaya.
Fletcher lidera a iniciativas como a adoção da Lei de Kari, que permite o acesso direto ao serviço de emergência 911 (telefone de emergência nos EUA) em sistemas telefônicos unificados de prédios comerciais, escolas, hotéis, e órgãos governamentais em todo os Estados Unidos e no mundo. “Não importa se você está no 5º andar de um prédio comercial ou se é refém de um sequestro, você poderá ser encontrado. Esse alinhamento é necessário para eliminar a muralha que separa o digital e tornar o nosso mundo um lugar melhor e mais seguro para todos”, completa.
Já a Motorola Solutions anunciou a aquisição da Plant Holdings, a proprietária da Airbus DS Communications, fornecedora e software para o gerenciamento de chamadas de emergência em centros de comando na América do Norte. Sem revelar os termos da transação, feita com a Airbus, a companhia espera que o processo seja concluído ainda este ano, após as aprovações regulamentares.
A Motorola tem interesse na série VESTA, solução de gerenciamento de chamadas 911 baseada em uma arquitetura de software flexível e aberta. A ferramenta também oferece funções de mensagens de texto, mapeamento, gerenciamento de dados e analytics. Com a aquisição, a companhia espera fortalecer seu portfólio de software, permitindo a expansão para novos segmentos de soluções de resposta a emergências nos EUA.
Em comunicado, a Motorola diz que a Airbus DS Communications vai ajudar a atender às necessidades de uma base mais extensa de clientes e posicionar a empresa na vanguarda da tecnologia 911 de próxima geração. “Estamos muito contentes de poder adicionar estas novas capacidades a nossa série Software Enterprise e entregar soluções integradas capazes de proporcionar inteligência crítica e melhorar a eficiência operacional dos órgãos de segurança pública.”
Fonte:ipnews