Fabricantes oferecem modelo de assinatura de sistemas de armazenamento para reduzir TCO das soluções

11/04/2017 09:35

Pelo menos duas empresas – Pure Storage e Dell EMC – propõem uma espécie de assinatura para proteger investimentos após período de garantia dos produtos.

As fabricantes Pure Storage e Dell EMC rivalizam na oferta de um modelo de manutenção das soluções de storage. Com o argumento de proteção dos investimentos dos usuários, as empresas propõem uma taxa anual sobre os equipamentos contratados a título de suporte e manutenção, para reduzir o custo total de propriedade (TCO) das soluções.

HPE paga US$ 1 bi pela Nimble Storage

Em um programa permanente, a Pure Storage sugere uma taxa de 30% ao longo do contrato de três anos, para que, ao final, o usuário atualize a plataforma pelo mesmo custo da aquisição.

“Com isso, os usuários têm uma solução nova por praticamente a metade do custo, diz Paulo de Godoy, diretor nacional de vendas da Pure Storage. “O cliente compra uma vez e renova pelo mesmo valor”, reforça, ao dizer que a companhia foi pioneira na criação do modelo de subscrição do storage.

Seguindo uma linha semelhante, porém com prazo determinado até 30 de abril, a princípio, a Dell EMC criou o programa Xpect More soluções de armazenamento e All-Flash. O programa, segundo a companhia, redefine o ciclo de vida tradicional e o custo total de propriedade, segundo as propostas Price Lock-In, Proteção de Investimento e Serviço de Suporte Flash.

O Price Lock-In é um sistema de preço de manutenção vitalícia da Dell EMC (11% a.a. do preço de aquisição enquanto houver suporte do produto) que permite bloquear o preço único de suporte Premium para o array, desde a compra até o final de sua vida útil – garantindo custos previsíveis sem taxas ocultas (considerando pré-requisitos de compra minima e contrataçao de suporte por 3 anos).

O Proteção de Investimento garantia o investimento de 3 anos  no qual a fabricante garante proteção do investimento, se comprometendo adevolver o investimento em caso de falha do produto.

O Serviço e suporte Flash é ofertado para contratos de manutenção vigentes. Nesta modalidade, a Dell EMC proativamente monitora e substitui qualquer SSD no sistema antes de atingir o limite de desgate do chip flash.

O programa não é novo e faz parte da estratégia de marketing e vendas da companhia, com prazo para contratação até 30/04, sujeito a prorrogação do prazo pela Dell EMC.

 

Fonte:ipnews