Facebook libera Instant Articles para todos usuários de iOS

22/10/2015 09:37
Usuários que usam o aplicativo da rede social em dispositivos da Apple conseguirão ler conteúdos de parceiros sem sair do app
 

Em maio, o Facebook começou a testar seu recurso "Instant Articles", permitindo que alguns jornais e revistas publicassem matérias e histórias diretamente no aplicativo móvel da rede social.

Nesta terça-feira (20), o Facebook anunciou que começou a liberar o recurso para todos que usam o aplicativo em dispositivos iOS. 

Uma vez que o Instant Articles pode ser lido de forma integral sem deixar o aplicativo do Facebook, os artigos são carregados de maneira mais rápida e proporcionam uma melhor experiência de leitura. 

"Começando hoje, pessoas verão um relâmpago brilhante no topo direito de algumas matérias compartilhadas no Feed de Notícias", explicou Michael Reckhow, gerente de produto do Facebook, em post no blog oficial da companhia. "O relâmpago indica que se trata de um Instant Article. Quando você clica na história, ele carregará dez vezes mais rápido do que um artigo padrão na web". 

Além de um carregamento mais rápido, editoras também têm a opção de incorporar recursos interativos dentro do Instant Articles, como vídeos, slideshows, e imagens linkadas a um mapa.

Com o lançamento para um amplo número de usuários, o Facebook também está expandindo o seu número de parceiros. Agora, usuários poderão ler artigos instantâneos do The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, The Atlantic, NBC News, The Huffington Post, The Washington Post, MTV, Cosmo, Time, The Onion, Mashable, Rolling Stone, Refinery 29, People, Fox Sports, Entertainment Weekly, Bleacher Report e outros.

Por que isso importa

O Facebook não é a única plataforma online que está ansiosa para abrigar conteúdo diretamente em seus aplicativos. O Apple News foi apresentado junto com o recente iOS 9, o Twitter começou a selecionar eventos em seu aplicativo, já o Snapchat tem definido seu espaço com a curadoria do Discover.

No início desse mês, o Google também anunciou sua versão de artigos que carregam mais rapidamente para sua versão móvel, com o Accelerated Mobile Pages. 

Entretanto, a vantagem do Facebook é que ele já é um dos maiores personagens na mídia online, direcionando grandes quantidades de tráfego de jornais, por  exemplo, todos os dias. Então, faz sentido que editoras estejam ansiosas para começarem a criar e testar o Instant Articles, especialmente por que é provável que o novo algoritmo do Feed de Notícias do Facebook priorize artigos do novo recurso ao invés daqueles que direcionem para browsers, como o Chrome ou Safari. 

 

Fonte:IDGNOW