Falta de investimento em infraestrutura digital aumenta complexidade de compliance no Brasil

19/07/2018 15:11

Segundo ranking da TMF, País é o sétimo no mundo em burocracia e perde somente para a Argentina na América Latina.

Segundo relatório que examina a dificuldade de aderir aos regulamentos comerciais em 84 países, realizado pela TMF Group, fornecedora de serviços empresariais, o Brasil é o segundo país mais complexo da América Latina, atrás apenas da Argentina, que lidera o ranking, e o sétimo em escala global. A falta de investimento em infraestrutura digital tem contribuído para a continuidade da alta burocracia no País e na região.

Demanda por governança e compliance vão impulsionar receita de softwares do segmento para US$ 11,8 bi em 2021, diz IDC

A TMF diz que, embora não tenha havido mudanças em grande escala nos últimos meses, os procedimentos de registro de empresas nas Junta Comercial, Receita Federal e Prefeituras aumentaram a quantidade de burocracia no país. Além disso, a situação política marcada por escândalos, combinada com eleições iminentes, indicam um futuro incerto da complexidade econômica do Brasil.

A falta de investimento em infraestrutura digital na América do Sul tem influenciado a burocratização do continente em comparação com a América do Norte. Neste último, que implementou uma infraestrutura de conformidade digital que suporta um alto grau de transparência, há o desafio de lidar com a complexidade que a transparência exige, já que mais informações devem ser reunidas, coletadas e fornecidas por empresas multinacionais.

Já no caso da América Central, a região tem sofrido com a imprensa internacional negativa que trouxe camadas de complexidade para ilustrar as associações negativas de reputação de fazer negócios em países que não respeitam ou implementam altos padrões globais. Embora não seja esse o caso e foi constatado que a maioria dos países construiu um forte conjunto de princípios e marcos legais, é natural que leve mais tempo para reconstruir a credibilidade e o propósito de uma perspectiva internacional.

Abaixo, a lista de países mais complexos da América Latina para conformidade corporativa:

  1. Argentina
  2. Brasil
  3. Uruguai
  4. Peru
  5. Venezuela
  6. Barbados
  7. Colômbia
  8. Chile
  9. Costa Rica
  10. Equador

Ranking global

Seguindo a análise para o ranking global, os Emirados Árabes Unidos (EAU) ocupa o primeiro lugar no ranking global de complexidade. Isso se dá por causa de um novo imposto sobre valor agregado, e que criou uma ampla variedade de mudanças de conformidade às quais as empresas devem se adaptar. Também começou a implementar dois programas regulatórios internacionais – o Common Reporting Standard (CRS) e o Know Your Client (KYC), ambos geradores de picos de complexidade de curto prazo para as empresas que operam no país. A Irlanda, por sua vez, é o país mais simples do mundo em termos de conformidade, acompanhado pela Dinamarca e Curaçao.

Abaixo está a lista de países mais complexos globalmente para conformidade corporativa:

  1. Emirados Árabes Unidos
  2. Catar
  3. China
  4. Argentina
  5. Malásia
  6. Líbano
  7. Brasil
  8. Vietnã
  9. Polônia
  10. Uruguai
Fonte:ipnews