Fechar apps no Android pode deixar o sistema mais lento
Fechar constantemente aplicativos usados no cotidiano do smartphone com sistema operacional Android pode deixar a operação do aparelho mais lenta, um efeito exatamente oposto ao esperado quando a usuário faz uma limpa nos aplicativos que estão rodando em segundo plano.
Embora seja uma dica famosa para "desafogar" a memória do aparelho, e em alguns casos realmente funciona, o renomado desenvolvedor Oasis Feng, criador do aplicativo Greenify, que promete melhorar a performance de sistemas, explicou no Reddit que o uso de task killers pode causar problemas no uso a longo prazo.
O movimento de swipe para fechar os apps encerra o processo, impedindo que eles sejam armazenados como cache na memória. Assim, é mais demorado para reabri-los, o que faz com que sejam usados mais ciclos de CPU para criar o processo e reiniciar o aplicativo. Assim, isso tende a gastar sua bateria e seu tempo.
Ele, no entanto, explica que os perigos explicados no parágrafo acima valem, principalmente, para aqueles aplicativos que você costuma abrir com mais frequência. Forçar a parada realmente libera memória, portanto é possível fechar os apps que você não costuma usar regularmente.
Caso contrário, fechar apps só causa mais problemas, principalmente se você tiver um aparelho com 2 GB ou mais de memória RAM. Nestes casos, raramente é necessário limpar a memória do aparelho, de modo que há pouco ou nenhum benefício em forçar a parada de aplicativos do celular.
Fonte:Olhardigital