Fibra óptica prepara nova fábrica da Granolab/Granotec para futura expansão

29/11/2016 12:36

Expectativa é que solução Laserway, da Furukawa, facilite a adição de novos pontos de rede às instalações inauguradas pela empresa em Araucária (PR).

granolabReferência na área de aplicação tecnológica em alimentos no país, a Granolab/Granotec – Nutrição e Biotecnologia buscou o que havia de mais avançado, em infraestrutura e equipamentos, para sua nova fábrica instalada em Araucária (PR), que será inaugurada no mês de dezembro. Assim, na área de TI, a decisão foi implantar uma rede de comunicação preparada para o futuro: totalmente em fibra óptica e baseada na solução Laserway da Furukawa.

Wickbold migra operação de TI para ambiente de nuvem da HP Enterprise

“Escolhemos a solução Laserway por ser uma tecnologia de ponta, com escalabilidade muito boa, que vai facilitar a expansão já prevista no projeto dessa nova fábrica”, afirma Allan Maia, gerente de TI da Granolab/Granotec.

Ele conta que as novas instalações da empresa em Araucária – que, além da área industrial, incluem também um prédio administrativo – estão sendo inauguradas com 320 pontos de rede. Com a expansão, a intenção é adicionar mais 200 pontos de rede. “Esse foi mais um motivo da opção pela solução Laserway: a adição desses novos pontos à rede poderá ser feita de forma rápida e simples, acrescentando placas às OLTs (Optical Line Terminal)”, explica.

Maia também destaca a simplificação da infraestrutura de comunicação propiciada pela solução da Furukawa. “Não houve necessidade de instalar salas técnicas especiais para acomodar equipamentos de rede. Além disso, essa solução permite chegar com a fibra óptica diretamente até as câmeras de monitoramento, computadores e outros equipamentos instalados nas pontas”, acrescenta.

Alfredo Gobbato Junior, da Sigma Telecom, solution provider da Furukawa responsável pela implantação da solução Laserway na Granolab/Granotec, enfatiza que essa é uma das principais vantagens dessa tecnologia, que utiliza o conceito de rede óptica GPON-LAN.

“Ela permite implantar uma rede de dados multisserviços, com até 256 dispositivos conectados por uma única fibra óptica”, explica. “Isso reduz a quantidade de equipamentos e torna a rede mais limpa, o que se reflete em menor investimento em mão-de-obra e em infraestrutura (como eletrocalhas, etc.), menor custo de operação e manutenção e, ainda, menor consumo de energia e redução do impacto ambiental.”

Na Granolab/Granotec, a solução Laserway interliga, por meio de uma única infraestrutura de fibra óptica, 48 câmeras de monitoramento, computadores, roteadores Wi-Fi, equipamentos industriais e de controle de acesso. Essa infraestrutura dá suporte a múltiplos tipos de serviços, como telefonia IP, TV corporativa, sistema de automação e de segurança, além dos serviços de dados convencionais.

“A facilidade de manipulação propiciada por essa tecnologia permitiu ainda criar um anel de fibra óptica entre a fábrica e o prédio administrativo, para ter redundância na rede e, assim, aumentar a confiabilidade da comunicação”, completa o gerente de TI da Granolab/Granotec. “Afinal, temos um laboratório que é referência na área de trigo e, frequentemente, recebe visitas de clientes. É importante mostrar a eles que temos uma rede com alta confiabilidade.”

 

Fonte:Ipnews