Fim do suporte do Gmail para versões antigas do Chrome atinge Windows XP e Vista

02/02/2017 11:22
A partir da próxima semana, usuários do Chrome 53 e outras edições anteriores do browser começarão a receber alertas sobre fim do suporte.
 

O Google anunciou sem alarde nesta semana que o Gmail vai parar de oferecer suporte para versões mais antigas do navegador Chrome em breve, em uma ação que colocará mais um prego nos caixões do Windows XP e Windows Vista.

Os usuários do Chrome 53 e versões mais antigas do browser poderão começar a ser redirecionados para a versão com HTML básico já a partir de dezembro, segundo a gigante de buscas.

A partir da próxima semana, os usuários que serão afetados pela mudança começarão a ver um banner no topo da tela do Gmail lhes informando para fazer o upgrade para uma versão atualizada do Chrome.

As versões afetadas incluem o Chrome v49, a última edição do browser que suporta os sistemas Windows XP e Vista. Apesar de a Microsoft ter encerrado o suporte para o XP há mais de dois anos e meio, o Google continuou a trabalhar com a plataforma. O Vista Service Pack 2 chegará ao fim do seu período de suporte estendido em 11 de abril.

O Google também destacou que os usuários de versões desatualizadas do Chrome estão mais vulneráveis a exploits de segurança, o que é algo de importância particular para o XP, uma vez que a Microsoft não está mais nem liberando patches de segurança para o sistema.

O Google sugeriu que os administradores gerenciando o Chrome em nome dos seus usuários façam o upgrade neste momento. Caso não possam fazer o update por causa de um sistema incompatível, o Google recomendou que também cuidem disso.

O Windows XP ainda responde por 5% do mercado mundial de navegadores desktop, segundo dados publicados em dezembro pela empresa de análises StatCounter.

 

Fonte:ipnews