Firewall UTM é item mais rentável para revendas e integradores de soluções de segurança, revela pesquisa

18/11/2016 14:42

Levantamento feito pela Aker abrange cerca de 80 empresas; solução embute inteligência de controle centralizado e interface colaborativa.

segurança ciberneticaUma pesquisa conduzida pela Aker Security Solutions junto a 80 representantes de empresas do segmento de revenda e integração de segurança digital apurou quais produtos de segurança são considerados mais promissores para as revendas em 2017. Com 55 citações, o item mais promissor, segundo as respostas coletadas, são as centrais unificadas de gestão de segurança (Firewall UTM).

Empresas têm pelo menos uma vulnerabilidade de segurança, diz pesquisa

Em segundo lugar nas citações, com 37 respostas espontâneas, aparecem as soluções antivírus e ânti-spam, mostrando que as vendas de segurança básica ainda compõem o carro-chefe dos negócios de segurança no Brasil.

Em compensação, as vendas de soluções para segurança envolvendo a telefonia celular (com 28 citações) somadas à de conexões por Wi-Fi (20 menções) atestam a expectativa de grande crescimento de vendas para a segurança móvel.

Na expectativa das revendas, mas com menos menções que os itens anteriores, também haverá um crescimento nas vendas de tópicos variados de segurança, como sistemas de redes privadas virtuais (VPN) backup, tokens, soluções de criptografia e sistemas de gerenciamento de dispositivos conectados, como câmeras IP, detectores de presença, catracas eletrônicas etc.

De acordo com Rodrigo Fragola, CEO da Aker uma análise de todos os itens mencionados como produtos mais promissores para as vendas de segurança serve, na verdade, para confirmar a tendência de crescimento das centrais unificadas (Firewall UTM) como a aposta mais segura para o mercado de segurança digital no próximo ano. O Firewall UTM reúne praticamente todos os demais itens citados, com a vantagem, segundo Fragola, de embutir inteligência de controle centralizado e interface colaborativa, que minimiza a exigência de técnicos de segurança através de seus menus autoindutivos.

O estudo também apurou a expectativa de crescimento das empresas do setor de serviços de segurança para 2017, e constatou que, apesar da crise econômica, a expectativa do setor é terminar o exercício de 2016 forma “Surpreendentemente Positiva” ou com “Expressivo Crescimento” segundo 45% das empresas.

Contrariando o cenário pessimista, de todas as entrevistas não se registrou sequer uma resposta a classificar o exercício como “Ruim ou Desastroso” e apenas 25% classificaram o resultado anual como “Moderadamente Fraco” ou “Estável”. Por sua vez, a soma dos demais respondentes, que atinge os 30% do total, reportou que houve ao menos um “Crescimento Moderado” em relação a 2015.

Entre os fatores positivos para o ambiente de negócios em segurança, a pesquisa detectou respostas espontâneas que apontam, de forma confluente, para o forte aumento das operações digitais em todas as áreas de negócios e para o crescimento das vendas de soluções de segurança para empresas pequenas e médias que antes investiam apenas em itens de custo muito baixo, como antivírus, anti-spam e sistemas de firewall genéricos disponíveis para download.

Entre fatores negativos para o ambiente de negócios, a maior parte das revendas apontou a própria situação da economia e do quadro político, mas houve várias menções à resistência cultural de muitas empresas que ainda enxergam a segurança como gasto improdutivo.

Fonte:Ipnews