Fortinet alerta possível aumento de ciberataques no Brasil nos próximos dias

11/08/2016 09:52

Aviso é baseado no relatório da empresa que mostra aumento de ataques de pishing no país em junho. Já há websites maliciosos que buscam atingir sites oficiais do evento.

jogo de segurançaFortinet, fornecedora de soluções de cibersegurança, divulgou dados de seu relatório global e destaca o aumento de ameaças no Brasil em junho, que pode ser intensificado agora devido às Olimpíadas. Segundo o documento, elaborado pelo departamento FortiGuard Labs, a porcentagem de ataques de phishing com URL maliciosa cresceu 83% no mês de referência, comparado aos 16% do resto do mundo.

Durante os Jogos, o FortiGuard Labs acredita que esse tipo de ataque irá continuar e já observa indicadores de técnicas repetidas, como domínios falsos para fraude de pagamentos e websites maliciosos, que buscam atingir os sites oficiais do evento e do governo.

O levantamento também observou retorno de velhas ameaças e de vetores de ataque, além da persistência de ataques clássicos, como Conficker e ransomware, por meio de variantes atualizadas. Dados de telemetria e a pesquisa da Fortinet indicam que os dois métodos mais comuns são phishing por meio de e-mails e sites maliciosos.

Golpe usa venda de ingressos para as Olimpíadas pelo Facebook

Outros dados

O estudo do FortiGuard Labs também verificou padrões em algumas formas de ataques:

  • Behavior Blending: essa técnica permite que cibercriminosos se misturem em uma rede comprometida, ajudando-os a permanecerem nos sistemas invadidos. Por exemplo, em uma rede corporativa, o atacante pode assumir o comportamento de um funcionário para evitar ser descoberto. Como essa técnica tem um grande potencial de driblar a detecção, os especialistas da Fortinet estão esperando ver mais dela em uso enquanto novas ferramentas são desenvolvidas para melhor imitar o comportamento de um alvo credenciado.
  • Phishing: o volume da atividade global de phishing segue elevado com um aumento de 76% de abril a junho, segundo dados de ameaças de domínios de phishing e URLs do FortiGuard Labs. Demais consequências de phishing por e-mail incluem um aumento da atividade de Tokelau, sendo Brasil, Colômbia, Rússia e Índia os quatro principais códigos de domínio de país no segundo trimestre de 2016. Além disso, a aparência dos domínios ainda é muito ativa (por exemplo, netflix vs netflix). Por último, o FortiGuard também detectou um número de nomes de grandes instituições financeiras incluídos como parte dos domínios e URLs de phishing.
  • Exploit Kits: há um aumento no uso de Exploit Kits (EKs) baseados em JavaScript com URLs maliciosas para disseminar ransomware, principalmente na primeira fase no download de cargas. Observa-se uma mudança de Angler para Fiesta e Neutrino e ambos aparecem constantemente na lista global do FortiGuard como os 10 principais exploit kits.
  • Malwares avançados: a família JS/Nemucod tem sido o malware dominante em todo o mundo nos últimos três meses. Esta família é atualmente o programa de download mais ativo de ransomware com um aumento significativo de ataques.
  • Indicadores de botnet: a telemetria de ameaças do FortiGuard mostra um aumento da atividade botnet. Os nomes que aparecem no top 10 de atividades botnet de ransomware são Locky e Cryptowall.
Fonte:Ipnews