Franquia de dados é retaliação à revenda de banda larga, apontam internautas

01/06/2016 09:30

Para 89% dos internautas do Portal IPNews, a medida das operadoras impede que usuário final revenda sua Internet via Wi-FI.

franquia de dadosanúncio da Vivo de cobrar planos por franquia de dados, feito em fevereiro, gerou uma grande polêmica entre as operadoras, a Anatel, as associações de consumidores e os usuários finais. Para evitar problemas, o órgão regulador decidiu proibir a franquia de dados até segunda ordem.

Para ampliar o debate, o Portal IPNews abriu uma enquete perguntando aos internautas qual era o principal motivo que levava as operadoras a adotar a medida. A maior parte (86%) considera que a franquia iria evitar que o consumidor final revendesse sua banda larga a partir do sinal do Wi-Fi, desse modo, não acreditam que as teles estejam agindo de má fé.

Para IDC, franquia de dados não é ruim

Já para 9% dos leitores, o limite no consumo de Internet diminuiria o uso de serviços de conteúdo, como o YouTube e o Netflix. Isso beneficiaria diretamente às operadoras, que também prestam serviços de TV por assinatura e estão perdendo usuários para à Internet.

Apenas 4% acreditam que a medida visa aumentar o faturamento das operadoras, enquanto 1% veem na franquia a possibilidade de as empresas gerirem melhor a rede e ter maior controle sobre o quanto os consumidores gastam.

Fonte:Ipnews