Fraude no WhatsApp usa Starbucks para roubar informações

31/08/2015 09:15

Golpe já foi reportado pelas empresas Kaspersky e ESET, ambas atuantes no ramo da segurança digital.

 

Especialistas de segurança detectaram um novo golpe circulando no WhatsApp. A estratégia tem por objetivo enviar pelo mensageiro um cupom falso de R$ 500 para ser usado na rede de cafeterias Starbucks. Para pegar a recompensa enganosa, o usuário é induzido a fornecer informações pessoais, utilizadas pelos hackers em futuras ações.

A ação criminosa já foi reportada pelas empresas Kaspersky e ESET, ambas atuantes no ramo da segurança digital.

Na primeira etapa do ataque, é solicitado que o usuário compartilhe a mensagem com outros dez contatos do WhatsApp para receber o bônus, fazendo com que a campanha fraudulenta se alastre. Depois, são apresentadas algumas perguntas pessoais, como nome e e-mail.

“Se o usuário já realizou a confirmação, deve ficar muito alerta, pois estes dados podem ser usados para enviar outros elementos maliciosos, como spam, phishing ou malware”, avisou Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisas e análises da Kaspersky Lab.

O texto é escrito em inglês, mas a moeda é atualizada de acordo com a localização da potencial vítima, graças a scripts criados para personalizar o possível ataque.

A ação não se restringe ao WhatsApp. Quando o link indicado na mensagem é acessado em um navegador, comandos no site falso detectam o usuário do navegador e exibem uma página de suporte mentirosa.

WhatsApp habilita emoji de dedo do meio

“As chances de sucesso desses cibercriminosos é muito grande. Isso porque muitos brasileiros não se preocupam em compartilhar seus dados pessoais na internet, nas redes sociais e em aplicativos móveis. As pessoas costumam pensar que esse tipo de informação não tem valor”, diz Camillo Di Jorge, gerente da ESET Brasil.

 

Fonte:Ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!