Furukawa promete reduzir em até 70% investimentos em redes locais corporativas

16/07/2015 12:19

Infraestrutura óptica chega à mesa do usuário a custos bem inferiores das redes tradicionais.

 

Destaque entre as tecnologias da Furukawa, a solução Laserway, 100% óptica, promete reduzir em até 70% os investimentos em infraestruturas LAN. A fabricante desenvolveu esse sistema com base em suas tecnologias de entrega de serviços tripleplay (dados, voz e vídeo) voltada às operadoras de telecom e ISPs (Internet Service Providers) que levam fibras ópticas desde o escritório central até os respectivos assinantes.

De acordo com Magno Fugisava, responsável da área de vendas de soluções ópticas da Furukawa, considerando os benefícios diretos promovidos pela solução na redução de CAPEX e OPEX, a Furukawa inseriu a aplicação no universo corporativo, abrindo oportunidades para que a tecnologia seja aplicada em redes locais, levando a fibra óptica até o usuário a um custo inferior de uma rede tradicional. “Desta forma torna-se possível prover todos os serviços de rede local, tais como comunicação de dados, telefonia IP, videoconferência, monitoramento, controle de acesso por meio de uma rede totalmente óptica, preservando-se a interoperabilidade entre dispositivos e redes”, explica Fugisava.

A infraestrutura de rede da solução se torna bastante simplificada quando comparada com uma ferramenta convencional. Ela requer menores espaços e menor quantidade de salas técnicas para disposição dos racks, assim como menor quantidade de eletrocalhas, dutos e ar condicionado. Também a distância física máxima entre o equipamento no ponto central da rede (OLT) e as terminações da rede óptica (ONTs) pode ser de até 20 km, ou seja, 200 vezes maior que a distância máxima prevista em norma para o cabeamento estruturado metálico.

Furukawa expande Programa de sustentabilidade para América Latina

Outra vantagem é a sua imunidade a interferências eletromagnéticas possibilitando a instalação da solução bem próxima aos circuitos de energia elétrica.“Toda a rede óptica de distribuição da solução Laserway é formada por fibras ópticas monomodo e splitters ópticos, que têm uma capacidade de transmissão na ordem de Terabps (Terabits por segundo), caracterizando a solução como “future-proof”, já preparada para as próximas gerações de rede”, conclui Fugisava.

 

Fonte:Ipnews