Google cria novo serviço para bancos de dados
Tecnologia permite aos clientes do Google Cloud utilizarem ao mesmo tempo transações ACID e semânticas SQL, sem abandonar o escalonamento horizontal e a alta disponibilidade.
Quando estão construindo aplicações em nuvem, administradores de bancos de dados e desenvolvedores sempre foram forçados a escolher entre bancos de dados tradicionais, que garantem uma consistência transacional das informações, ou base de dados em NoSQL, que oferece escalonamento horizontal simples e distribuição de dados. O Cloud Spanner, serviço exclusivo do Google, quebra essa divisão, oferecendo as duas práticas em um único serviço totalmente gerenciado.
Novo recurso do Google Maps permite criar lista de locais favoritos
O Cloud Spanner completa o portfólio de serviços de banco de dados do Google Cloud Platform, juntamente com o Cloud SQL, o Cloud Datastore e o Cloud Bigtable. Como um serviço gerenciado, a tecnologia oferece benefícios chave para administradores de banco de dados:
- Foco no desempenho da aplicação, em vez de gastar tempo valioso gerenciando hardwares e softwares;
- Escale a sua solução de banco de dados sem espalhar os dados ou com o uso de cluster;
- Escalonamento horizontal sem migração de banco de dados relacionais para NoSQL;
- Manter a alta disponibilidade e proteção contra desastres sem a necessidade de criar uma infraestrutura complexa de recuperação de falhas e failover para o banco de dados;
- Segurança integrada com criptografia na camada de dados, gerenciamento de identidade e acesso e registro de auditoria.
Com Cloud Spanner, a sua base de dados escalona verticalmente quando necessário e você só vai pagar pelo que usou. Ela integra um modelo de precificaço simples, que cobra por horas de uso computacional, consumo de armazenamento real (sem pré-provisionamento) e acessoà rede externa.
O Cloud Spanner mantém o desenvolvimento de aplicações de forma simples, dando aos desenvolvedores ferramentas e linguagens padrões, em um ambiente de banco de dados relacional familiar, incluindo gestão de inventários, transações financeiras e controle de sistemas. Ele suporta transações distribuídas, esquemas em declarações DLL, consultas SQL e drivers JDBC e oferece um serviço com as linguagens de programação mais conhecidas, incluindo Java, Go, Python e Node.js.
Fonte:ipnews