GOOGLE, FACEBOOK E NETFLIX FAZEM LOBBY CONTRA O FIM DA NEUTRALIDADE DE REDE

17/04/2017 11:07

Internet Association é contra tentativa de órgão regulador norte-americano de deixar regras sobre o tema na mão de comissão do comércio.

A Internet Association, que representa mais de 30 empresas norte-americanas da web, incluindo Google, Facebook e Netflix, se reuniram na terça-feira (11/4) com o presidente da Federal Communications Commission (FCC, na sigla em inglês), Ajit Pai, para defender a neutralidade de rede.

A associação disse a Pai que mantém “vigoroso apoio” à regulação de neutralidade de rede estipulada em 2015 e que as “regras da neutralidade de rede existentes devem ser aplicadas e mantidas intactas”.

AT&T quer virtualizar mais da metade de sua rede até o fim do ano

A iniciativa da associação acontece apenas uma semana depois de Ajit Pai dizer que tem planos para derrubar algumas regras da neutralidade de rede. A intenção do presidente da FCC, órgão norte-americano equivalente à Anatel, é mover as regras para a Federal Trade Comission (FTC, na sigla em inglês), responsável por regular o comércio nos Estados Unidos.

A Internet Association afirmou que há quatro princípios fundamentais de neutralidade da rede que devem ser mantidos de qualquer forma. São eles: o não pagamento de faixas de transmissão, taxas de interconexão a preço razoável, as mesmas regras se aplicando sobre a Internet com e sem fio e que a FCC se mantenha como o órgão responsável por impor as regras.

A associação também mostrou apoio a tentativa da FCC de encontrar uma distinção entre as empresas de web, como o Google e Facebook, e as operadoras. Congressistas norte-americanos e o próprio Ajit Pai, porém, são contra a distinção.

A associação não adiantou os planos de Pai para desfazer a regulação de neutralidade de rede, mas detalhes podem surgir ainda no próximo mês, de acordo com o Wall Street Journal.

 

Fonte:ipnews