Google lança serviço de armazenamento em nuvem e promete "revolução"

11/03/2015 15:27

 Share  

O Google lançou nesta quarta-feira, 11, o Google Cloud Storage Nearline, um novo serviço de armazenamento em nuvem voltado para empresas de todos os tamanhos com o objetivo de “revolucionar” uma parte deste mercado.

O novo serviço é voltado para “dados frios”, o tipo de arquivos que não precisam ser acessados com frequência, como backups,  fotos antigas ou arquivos de log. O Google diz que estas informação pode ser recuperada mais rapidamente, em até 3 segundos, com o Nearline ao custo de US$ 0,01 por gigabyte.

O conceito de armazenamento frio não é novo, mas existe de uma forma totalmente diferente. A Amazon, provavelmente o maior nome da computação e armazenamento em nuvem, oferece um serviço chamado Glacier, no qual os dados frios se tornam acessíveis apenas algumas horas depois.

Com isso, o Google quer reduzir as barreiras entre os diferentes tipos de armazenamento. Guardar os arquivos online é mais caro e, por isso, é evitado quando não há necessidade de recuperação de dados de forma imediata, mas há alguns momentos em que não há alternativas.

Nos exemplos do site TechCrunch. Em um serviço de e-mail, por exemplo, o usuário precisa poder vasculhar suas mensangens de forma imediata, não é possível falar para ele esperar uma hora antes de poder conferir o resultado. É essa linha que mistura preço e desempenho que o Google quer quebrar.

Via TechCrunch

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!