Google pode liberar envio de e-mails encriptados para usuários
Engenheiros do Google estão trabalhando em uma forma de facilitar a utilização do protocolo de segurança PGP para encriptação de e-mails dos usuários do Gmail. Isso significaria uma maior segurança dos dados e e-mails que não poderiam ser lidos por ninguém, exceto o destinatário.
Isso incluiria o Google, que perderia a possibilidade de utilizar os e-mails para coletar dados do usuário para direcionamento de propaganda. A prática, que não é segredo para ninguém, é a principal fonte de receitas da empresa.
Somando-se às recentes falhas de segurança do OpenSSL (o Heartbleed) a recente polêmica que envolve o Google escaneando o e-mail de usuários do Gmail para fins de marketing, a preocupação com a segurança na Internet parece aumentar a cada dia.
Uma última preocupação é a localização das chaves de segurança. Caso fiquem com o Google, poderiam ser utilizadas pela NSA, orgão de inteligência americano, para espionagem. Caso fiquem no computador do usuário, ele perderia completamente a possibilidade de recuperar uma senha, caso a perdesse.
O Google, ao ser questionado sobre o assunto pelo site The Verge, negou comentário sobre o assunto e a disponibilização de encriptação para usuários comuns.
Via: The Verge