Google quer liberar desbloqueio de Chromebooks por celulares
Em breve não vai ser preciso digitar senhas para acessar os notebooks do Google com o sistema operacional Chrome OS. Ao que tudo indica, a empresa está perto de lançar uma nova funcionalidade chamada “Easy Unlock”.
Com ela, o usuário conseguiria desbloquear o Chromebook ao aproximar um smartphone cadastrado. Essa é uma das tentativas da empresa de eliminar o risco de roubo de senhas e reduzir a dificuldade de criação de senhas fortes.
O recurso está em fase de testes e já aparece nas configurações do Chrome, mas está desabilitado. É possível ativar o método em chrome://flags/#enable-easy-unlock. Depois de ativar a função e reiniciar a máquina, aparecerá um gráfico explicativo sobre a configuração e uso da ferramenta. Ao prosseguir, o usuário se depara com um o botão as buscas por dispositivos móveis, que não funciona.
O Easy Unlock é semelhante ao aplicativo Knock, do Mac OS X, que consegue detectar a proximidade do iPhone e desbloquear automaticamente o Mac. A previsão é que a novidade seja implementada nativamente em computadores que utilizam o Chrome OS nos próximos meses. Assim, o sistema poderá detectar quando o celular estiver perto e liberar automaticamente o dispositivo.
Além do desbloqueio via smartphone, recursos biométricos para computadores podem chegar logo ao mercado.
Via TechCrunch