Google usa máquina virtual para conectar Chrome OS e Windows; entenda
O Google anunciou, nesta quarta-feira (12), um dispositivo que dará ao Chrome OS poder para acessar o Windows, da Microsoft. Desenvolvido em parceria com a VMWare, o recurso permitirá que donos de Chromebooks usem o VMware Horizon DaaS para gerenciar a área de trabalho, informações e aplicativos do Windows, por meio da tecnologia HTML5.
Sede do Google Brasil em SP tem Kombi, sinuca e até Galinha; veja fotos
O software não serve apenas para o sistema operacional do Google, Chrome OS. Ele é destinado a todos que precisam acessar desktops como serviço na nuvem, por meio de qualquer dispositivo. A diferença é que os proprietários do Chromebook terão vantagens nas funcionalidades, usando DaaS na nuvem ou em implementações híbridas.
Com isso, o recurso permite que os usuários utilizem mais de um sistema operacional no mesmo computador. Mesmo que o dispositivo tenha o Chrome OS instalado, isso não impedirá o acesso ao Windows.
O momento para o lançamento desta funcionalidade não poderia ser melhor, já que, com o fim do suporte ao Windows XP, muitas empresas estão avaliando todas as opções de sistemas operacionais do mercado, inclusive as mais simples e baratas.
Na nota oficial do Google, a empresa afirmou que “implantar o Chromebooks e aproveitar as vantagens de um ambiente DaaS garantirá que vulnerabilidades de segurança, compatibilidade de aplicações e orçamentos com migração sejam uma coisa do passado”.
Atualmente, o VMware Horizon View 5.3 funciona no Chromebook como uma espécie de versão-conceito. A gigante de buscas diz que em breve será lançado um aplicativo na Chrome Web Store, sem divulgar data.
Via Google