Governo de SP espera economia de R$ 20 milhões com a adesão do VoIP

11/12/2017 08:24

Primeira fase do projeto deve ser concluída ainda este mês. Prodesp toca a iniciativa.

O Governo do Estado de São Paulo pretende implantar, até o final de dezembro, a primeira etapa do projeto Intragov VoIP, rede de telefonia digital. A intenção é modernizar e padronizar a infraestrutura de comunicação de voz do Estado. As estimativas iniciais indicam que a Intragov VoIP trará uma economia anual de cerca de R$ 20 milhões nos gastos do Governo com telefonia.

UC na nuvem gera economia de 30% com sistema de telefonia, informa presidente da Jive no Brasil

Nessa fase do projeto, serão interligados 9 postos do Poupatempo, a Prodesp (em Taboão da Serra e no centro de São Paulo), o Arquivo Público do Estado e o Palácio dos Bandeirantes. Posteriormente, será realizada a adesão gradativa dos demais órgãos estaduais.

O projeto está sendo conduzido pela Prodesp e utilizará a Intragov para o tráfego de voz, uma rede IP multisserviços que, com seus 17 mil links, chega a todas as unidades do governo paulista.

A adoção da telefonia IP, além de reduzir custos com ligações fixo-fixo e fixo-móvel, proporcionará outros ganhos significativos. A gestão centralizada da Intragov VoIP, como vem sendo chamada a nova rede de telefonia, permitirá o estabelecimento de níveis de serviço (SLAs) e melhor controle do uso dos serviços de comunicação.

Adicionalmente, haverá um salto de qualidade na infraestrutura de comunicação do Governo com a oferta de novos recursos, como videoconferência, e a minimização da obsolescência de equipamentos, devido à contratação como serviço.

Para licitação e contratação da solução VoIP para o Estado, foi seguido o mesmo padrão utilizado há 16 anos com a rede Intragov, realizado de forma única e centralizada pela Prodesp. Para usufruir do serviço, os demais órgãos estaduais simplesmente farão uma adesão ao contrato firmado pela Prodesp.

Fonte:ipnews