HCor adota dispositivos móveis para automatizar atendimento de pacientes internados

18/09/2014 12:02

Um dos recentes projetos aderidos pelo hospital à automação das informações na UTI Pediátrica e no Serviço de Internação de Cardiopedatria.

 

Considerado um centro de excelência no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, o Hospital do Coração (HCor), localizado na cidade de São Paulo, apresenta um ambiente de TI altamente complexo e inovador para integrar e garantir a disponibilidade das informações de milhares de pacientes que passam mensalmente pelo hospital e torná-las disponíveis, em tempo real, para a equipe com cerca de 2.300 funcionários e aproximadamente 1.300 médicos credenciados. E a Dell responde atualmente por cerca de 90% da estruturado hospital, com a oferta de software, hardware e serviços para a instituição.

Rede Universitária de Telemedicina soma 100 núcleos

Um dos recentes projetos implementados pela companhia foi a automação das informações na UTI Pediátrica e no Serviço de Internação de Cardiopedatria, com o uso de tablets, notebooks e All-in-Ones.

O HCor realiza anualmente cerca de 278 mil exames diagnósticos, 1,7 milhão de exames laboratoriais, 6,2 mil cirurgias, 4,2 mil procedimentos de hemodinâmica, 37,7 mil atendimentos em pronto socorro, 166,6 mil consultas ambulatoriais e cerca de 11 mil pacientes são tratados em internação.

Para garantir que toda essa estrutura funcione com uma disponibilidade de rede próxima a 100%, o HCor aposta fortemente em tecnologia. “Por ano, investimos 2,5% do faturamento do hospital em TI para que possamos atender a todos que nos procuram com total eficiência e também para auxiliar, facilitar e otimizar o trabalho de nossos funcionários, dos atendentes aos médicos. E, assim, conseguirmos manter a alta qualidade e correção dos serviços ofertados pela instituição”, afirma o Gerente Executivo de TI do HCor, José Lobato.

Dell inaugura laboratório de Internet das Coisas

Na prática, esse ambiente permite que médicos e enfermeiros utilizem tablets e notebooks para acessar informações clínicas dos pacientes e alimentar os prontuários. Para isso, foram criados carrinhos móveis, nos quais, além dos dispositivos (tablets e notebooks), estão instaladas estações de trabalho All-In-One. O próximo passo do projeto será o uso do prontuário eletrônico, no início de 2014.

“Há uma melhor utilização do espaço e os profissionais podem dedicar-se mais tempo ao paciente, em vez de preencher formulários e confirmar prescrições no papel, como acontecia nos processos anteriores”, destaca Lobato, ao citar que o uso dos dispositivos móveis da Dell deu mais agilidade e segurança ao processo.

 

Fonte:IPnews