Homem usa impressão 3D para criar robô parecido com Scarlett Johansson

05/04/2016 12:42
Criador de Hong Kong disse a Reuters que aprendeu sozinho como a desenvolver o humanoide. Protótipo custou US$ 50 mil
 

Ricky Ma, 42 anos, trabalhou durante um ano e meio em um protótipo de robô feito para se parecer com uma estrela de Hollywood da qual ele preferiu não dizer o nome. As informações são da agência Reuters.

Apesar do criador manter segredo sobre a inspiração para o robô batizado de “Mark 1”, fica evidente a semelhança com a atriz Scarlett Johansson. Talvez ele tenha se identificado com o roteiro de “Her”, filme de Spike Jonze onde o personagem interpretado por Joaquin Phoenix se apaixona por sua assistente pessoal virtual, Samantha, interpretada por Scarlett.

O robô responde a uma série de comandos verbais programados e ditos em um microfone. Seus movimentos dos braços não são naturais, mas a expressão no rosto não é das mais bizarras. Ela é educada também. Ao comando “Mark 1, você é linda”, o robô sorri e diz “hehe, obrigada”.

Segundo a reportagem da Reuters, Ma aprendeu sozinho a como construir o robô. Ele precisou dominar tópicos ate então estranhos a ele como eletromecânica e programação, além de aprender como instalar a pele sobre seus componentes.

Muitas das pessoas ao redor não entendiam o porquê do homem de Hong Kong querer desenvolver um humanoide.

“Durante o processo, muitas pessoas perguntavam ‘você é burro? Isso exigirá muito dinheiro. Você sabe como fazer isso? É muito difícil”, disse Ma a Reuters. Mark 1 custou a ele US$ 50 mil. 

Outra parte curiosa do desenvolvimento do robô é que Ma recorreu a impressão 3D para construir boa parte do robô, cerca de 70% dele. Um esqueleto que envolve a parte eletrônica foi feito com uma impressora. Ele fica sob a pele de silicone do humano ide. 

A expectativa agora é encontrar um investidor que compre o protótipo, para evoluir com a ideia e construir mais unidades. Ma também pensa em escrever um livro sobre sua experiência.

Fonte:IDGNOW