Hospital 9 de Julho usa computação em nuvem para reduzir riscos

26/10/2016 10:15

Hospital firma parceria com a Microsoft e melhora a estadia dos pacientes internados em diversos aspectos.

nuvemA Microsoft e o Hospital 9 de Julho assinaram na última quinta-feira (20) um acordo para desenvolver tecnologias para apoiar os cuidados dos pacientes nos hospitais. A parceria usará as soluções de coleta, armazenamento e análise de dados da Microsoft para melhorar a estadia dos pacientes internados em diversos aspectos.

Segundo Luiz Pires, o diretor do Centro de Tecnologias Avançadas da Microsoft no Rio de Janeiro, o projeto será focado na análise de imagens em tempo real. Em outras palavras, os pesquisadores treinarão computadores a interpretar as cenas captadas por câmeras para melhorar o funcionamento do hospital.

Primeira aplicação

De acordo com um porta-voz do Hospital 9 de Julho, a primeira aplicação da tecnologia será o auxílio na prevenção de quedas. Durante sua internação, alguns pacientes apresentam riscos de quedas decorrentes de sua condição. Esse risco de queda é identificado nos pacientes por meio de um dado em seu prontuário e o uso de uma pulseira, mas mesmo assim, quedas ainda acontecem.

A ideia do hospital é tentar encontrar, em parceria com a Microsoft, uma solução baseada em dados para ajudar na prevenção de incidentes desse tipo. Usando dados em tempo real enviados por câmeras, será possível detectar quando os pacientes estão se levantando e, então, soar um sinal para chamar um enfermeiro para auxiliá-los.

Essa, no entanto, é apenas uma primeira aplicação que o hospital imagina para a tecnologia. No futuro, também há interesse em usar imagens para classificar pacientes de pronto-socorro segundo a sua urgência. Isso permitiria que o hospital prestasse atendimento de maneira mais rápida a pacientes com problemas mais urgentes.

Fonte:Ipnews