Hospital dos EUA paga US$17 mil a hackers para recuperar controle de PCs

18/02/2016 16:49
Atacado por ransomware em 5/2, hospital de Los Angeles voltou à "idade da pedra" por 10 dias, usando fax e papel. Resgate foi pago em Bitcoin.
 

Um hospital de Los Angeles, nos EUA, pagou um resgate de cerca de 17 mil dólares a um grupo hacker anônimo. O motivo? Poder recuperar o controle sobre a sua rede de PCs. As informações são da Associated Press.

Após a sua rede ser infectada com ransomware, o Hollywood Presbyterian Medical Center pagou um total de 40 bitcoins para poder voltar a ter o controle sobre os seus sistemas e aparelhos médicos.

Em entrevista à AP, o CEO do hospital, Allen Stefanek, confirmou o pagamento do resgate. Segundo ele, essa foi a “maneira mais rápida e eficiente para restaurar nossos sistemas e funções administrativas”.

Descoberto no último dia 5 de fevereiro, o ataque dos hackers fez com que o hospital voltasse alguns vários anos no tempo, já que obrigou que sua equipe usasse máquinas de fax, linhas fixas e papel por um total de 10 dias até que a situação fosse normalizada em 15 de fevereiro.

Vale notar que originalmente os hackers pediram um resgate de nada menos do que 3,6 milhões de dólares, mas depois baixaram sua pedida para um valor mais realidade durante as negociações com o hospital.

 

Fonte:IDGNOW