HP Enterprise e Microsoft se unem para entregar nuvem híbrida

04/12/2015 10:01

Parceria vai permitir que Azure utilize a infraestrutura da HP. Primeira solução integrada já está disponível.

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a Microsoft anunciaram hoje, durante a HPE Discover em Londres, que o Microsoft Azure vai oferecer serviços de nuvem híbrida a partir da infraestrutura da fabricante. O anúncio demonstra que a plataforma cloud da Microsoft é um parceiro preferencial de nuvem pública para os clientes da HPE.

Na parceria, as empresas irão criar programas de engenharias e serviços para integrar novas plataformas de computação. A intenção é ajudar os clientes a otimizar os ambiente de TI, usando novos modelos de negócios.

Para a CEO da HPE, Meg Whitman, os serviços de nuvem pública fazem parte de uma estratégia de nuvem híbrida, na qual o Microsoft Azure combina perfeitamente com as soluções da HPE. Segundo Satya Nadella, CEO da Microsoft, a parceria vai abranger também o Office 365 e o Windows 10. “A intenção é tornar a nuvem mais acessível para as empresas”, diz.

Primeira solução integrada já está disponível

O primeiro sistema convergente da parceria com recursos de nuvem híbrida é o HPE Hyper-Converged 250 for Microsoft Cloud Platform System Standard. A solução utiliza a tecnologia HPE ProLiant e traz serviços do Azure para os data centers do cliente, capacitando os usuários a escolher onde e como desejam utilizar a nuvem.

A aplicação conta com um portal que permite aos usuários comerciais realizar a autoimplantação de cargas de trabalho do Windows ou do Linux. O Azure também fornece backup e recuperação de desastres, enquanto a HPE oferece suporte a hardware, software e serviços de implantação e inicialização.

Parceria em centros e programa de parceiros

A HPE e a Microsoft irão criar centros de experiências, chamados HPE Azure, em Palo Alto e Houston (ambos nos Estados Unidos), para investir em pesquisas em TI híbrida e infraestrutura combinável. A HPE também pretende certificar mais de 5 mil arquitetos de nuvem Azure, buscando estender seus serviços corporativos e oferecer uma arquitetura de cloud híbrida ágil e segura.

HPE lança soluções de adaptação para data center em flash

 

Já a Microsoft vai fazer parte do programa de parceiros HPE Composable Infrastructure, criado para acelerar a inovação em infraestrutura. Da mesma forma, a HPE se uniu a dois programas da Microsoft, entre eles, o Provedor de Soluções na Nuvem, tendo permissão para vender soluções de nuvem no Azure, Microsoft Enterprise Mobility Suite (SEM) e Office 365.

 

Fonte:Ipnews