HPE e Schneider se unem para lançar micro data center

19/01/2017 08:29

Empresas desenvolveram mini infraestrutura e aproximar servidores de usuários finais, a fim de diminuir a latência de serviços online.

HPE-Micro-DatacenterHewlett Packard Enterprise (HPE) e a Schneider Electric se juntaram para desenvolver um micro data center. O lançamento é, na verdade, uma atualização do SmartBunker FX de Schneider Electric, que conta com armário para servidores pequeno e seguro que inclui UPS, distribuição de energia, refrigeração e monitoramento. A novidade é que agora ele pode vir equipado com computação, armazenamento e rede da HPE.

Qualcomm apresenta processador de 48 núcleos para servidores e data centers

Chamado de HPE Micro Data Center, o produto visa aproveitar a tendência de data centers “de borda”, impulsionada pela nova geração de serviços online, que exigem mais latência e qualidade nas conexões. Para isso, são necessários servidores próximos do usuário final.

“Como os dados são cada vez mais impacto no desempenho do centro de dados e sucesso do negócio, a computação de borda surge como uma solução atraente para reduzir a latência, atender necessidades de processamento Internet das Coisas e entregar maior disponibilidade e confiabilidade”, diz Kevin Brown, CTO da divisão de TI da Schneider Electric.

Para ele, os micro data centers fornecem uma solução ideal para implantações completas de infraestrutura de borda, com todos os componentes de TI necessários para atender as novas exigências de crescimento de dados e entregar a demanda por conectividade.

O micro data center conta com um único rack, que pode incluir servidores entre 23U e 42U. Além disso, ele conta com UPS Symmetra, refrigeração InRow e controle de acesso e monitoramento NetBotz Rack. Já o exterior da infraestrutura é isolado e resistente ao fogo. Todo o gerenciamento do HPE Micro Data Center é realizado remotamente, tanto nos componentes de infraestrutura física como de TI, através do software DCIM StruxureWare.

A primeira versão do SmartBunker FX havia sido lançada em 2015 pela Schneider, aproveitando a tecnologia herdada na aquisição da empresa AST Modular, em 2014. A HPE atualizou o projeto com seus próprios hardwares, adicionando uma combinação de servidores convergentes e hiperconvergentes.

A distribuição do micro data center é realizada pela HPE e seus parceiros, em todo o mundo.

 

Fonte:ipnews