Huawei ajuda Papua Nova Guiné a construir rede de transmissão de banda larga

14/11/2016 09:30

Rede de cabos submarinos fornecerá conectividade doméstica para as 14 cidades principais do país.

papa-nova-guineA Huawei ajudará a Papua Nova Guiné, localizada no Pacífico Sul, Oceania, a construir uma rede nacional de transmissão de banda larga a fim de atender à crescente demanda por conectividade e ajudar a fomentar o desenvolvimento econômico do país.

A geografia da Papua Nova Guiné é formada por inúmeras montanhas e vulcões, onde as telecomunicações domésticas dependem em grande parte das comunicações via satélite e de micro-ondas. A Huawei Marine e a PNG DataCo Limited, uma operadora de telecomunicações criada pela Governo do país, construirão uma rede nacional de cabo submarino para fornecer a rede backbone de telecomunicações necessária para os grandes centros costeiros e ilhas.

Com mais de 5 mil km, a rede de cabos submarinos fornecerá conectividade doméstica para as 14 cidades principais e conectividade internacional por meio de um link com Jayapura, na Indonésia.

A capacidade projetada do sistema é de 8 Terabits por segundo (Tbps), o que atenderá a crescente demanda por banda larga ao longo dos próximos 10-15 anos. Quando concluída, a rede cobrirá 55% da população e fornecerá mais de 70% dos requisitos de largura de banda doméstica da Papua Nova Guiné.

“O novo sistema é muito importante para a Papua Nova Guiné já que não só inclui uma nova rede de cabos submarinos, mas também fornece Internet gateways e data centers. Isto melhorará toda a infraestrutura de TIC do país e a cobertura, capacidade e a disponibilidade da rede de serviços de Internet e banda larga para usuários finais”, explicou Paul Komboi, diretor administrativo da Huawei Marine.

De acordo com Mike Constable, chefe executivo da Huawei Marine, “para nações insulares, os sistemas de cabos submarinos são componentes fundamentais para o desenvolvimento de uma infraestrutura de TIC acessível e eficiente. Estamos orgulhosos por trabalhar em parceria com a DataCo para melhorar e ampliar o acesso às telecomunicações em suporte ao desenvolvimento social e econômico de Papua Nova Guiné”.

 

Fonte:Ipnews