Índice de automação nas empresas brasileiras é de 0,22, aponta pesquisa

18/01/2018 16:32

Em comparação que vai de 0 a 1, setor da indústria mostra maior desenvolvimento que comércio e serviços. 

Uma nova pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com o apoio da GsK, fez um diagnóstico da automação no País, destacando a percepção da indústria, do comércio, do setor de serviços e dos consumidores. Realizada com cerca de 7,5 mil pessoas, sendo 4,8 mil responsáveis por processos de automação nas empresas, a pesquisa estipulou um índice geral de automação em 0,22 para as companhias, em uma escala de 0 a 1. Para os consumidores, a automação no seu dia a dia é de 0,19.

Profissionais de TI concordam que automação é essencial para transformação digital dos negócios

O índice foi criado a partir da avaliação das empresas sobre o uso de sistemas para o relacionamento com colaboradores e clientes, destacando que a automação é a tecnologia que facilita o trabalho. Já os consumidores elencaram o uso de dispositivos móveis, aplicativos e eletroeletrônicos para compor seu índice. 

A pesquisa também separou por segmento os índices, colocando a indústria na liderança do movimento de automação, com 0,26. Comércio e serviços, que foram unificados no estudo, aparece com 0,19. Segundo Carolina Fernandes, responsável pela pesquisa dentro da GS1, a indústria se destaca por ter um investimento legado no setor de automação.  

Quando separadas por tamanho de empresas, as pequenas apresentam 0,21, as médias, 0,29, e as grandes se isolam na liderança com 0,34. Já em áreas de negócio, sistemas e logística alcançam as melhores médias, com 0,34 e 0,32, respectivamente.

Fonte:ipnews