Inscrições para novo "táxi preto" se encerram nesta segunda, 30/11

30/11/2015 20:58
Sorteio dos 5 mil alvarás para nova categoria de luxo acontece no dia 10 de dezembro. Já são mais de 25 mil inscritos.
 

Anunciado em outubro pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o novo “táxi preto” encerra nesta segunda-feira, 30/11, as inscrições para os interessados em participar do sorteio de 5 mil alvarás no dia 10 de dezembro.

Segundo a Prefeitura, já foram feitas mais de 25 mil inscrições. Apenas no primeiro dia foram cerca de 5 mil interessados. 

Vale notar que mais de 50 mil motoristas de táxi estão aptos a se inscreverem na nova categoria de luxo. Para isso, é preciso ter o chamado Condutax, cadastro que permite atuação como taxista, e não podem ser titulares de alvarás.

A iniciativa chega como uma espécie de solução para o impasse entre taxistas e prefeitura por conta do Uber – o polêmico app é acusado pelos motoristas de táxi de operar fora da lei e de concorrência desleal.

Uber rejeita e rivais “abraçam”

No entanto, o próprio Uber rejeitou aderir ao chamado “táxi preto” como uma forma de regularização e ressaltou que “não é uma empresa de táxi”.

Por outro lado, os aplicativos de táxi 99Taxis e EasyTaxi já até anunciaram iniciativas para receberem os motoristas interessados no “táxi preto” a partir de janeiro de 2016.  O serviço da 99Taxis já tem até nome: 99Top.

Entenda o caso

1) O que é o Táxi Preto?
O Táxi Preto é uma nova categoria de Táxi instituída pela Prefeitura de São Paulo no Decreto 56.489, de 8 de outubro de 2015.

2) Por que serão emitidos novos alvarás e quantos serão disponibilizados nesta nova categoria?
O Táxi Preto foi criado com o objetivo de combater a falta de alvarás em São Paulo, que resulta na comercialização ilegal dessas licenças a preços abusivos no mercado negro. Serão distribuídos cinco mil alvarás do Táxi Preto, ajudando a reduzir essa situação. 

3) Por que criar uma nova categoria?
A nova categoria foi criada para atender uma demanda da população por uma oferta de serviços de alto padrão e incorporar as inovações tecnológicas cada vez mais usadas nos táxis da cidade.

 

Fonte:IDGNOW