Instituto Mauá de Tecnologia reestrutura conectividade com soluções Aruba

15/05/2018 14:57

Investimento em acessibilidade dentro do Campus, reforça preocupação em aprimorar a qualidade de ensino e a modernização de recursos.

O Instituto Mauá de Tecnologia escolheu as soluções Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, para modernizar e expandir o acesso Wi-Fi para todos os alunos, professores e visitantes dos Campi de São Caetano do Sul e de São Paulo.

Dados divulgados no fim e 2017, indicam que em quatro anos o número de usuários de smartphones aumentou 3,5 vezes no País, passando de 14% em 2012, para 62% em 2016. Diante desse cenário, a Mauá enxergou a necessidade de realizar uma análise dos principais players do mercado de tecnologia por meio de informações do Gartner e de projetos já implementados por outras instituições de ensino no Brasil. Das soluções examinadas, a Aruba foi a fabricante que teve as melhores avaliações das ferramentas de gerenciamento, com início da implementação na instituição em julho de 2017.

Segundo João Carlos Corrêa, coordenador de infraestrutura e suporte de TI do Instituto Mauá de Tecnologia, um grande diferencial para o projeto foi a expertise da empresa na área de Educação. “O know-how consolidado que a empresa apresentou para a vertical de ensino reforçou nossa escolha pelas soluções oferecidas pela Aruba”, afirmou João Carlos.

O projeto, além de trazer Wi-Fi para a rede local, ampliou a cobertura para todo o Campus com estabilidade de conexão, conexão rápida e facilidade de login, e tornou certas atividades em salas de aula mais produtivas. “As soluções da Aruba vão ao encontro das necessidades dos docentes de fazerem uso da tecnologia para proporcionarem aulas mais dinâmicas e interativas, gerando ganho de aprendizagem”, completou Corrêa.

Assim como os alunos e funcionários da Mauá, após a fase de implementação, os visitantes também passaram a ter acesso rápido e eficiente à rede Wi-Fi. Mesmo com a facilidade de login, as soluções permitem o bloqueio de aplicativos e arquivos que possam apresentar alguma ameaça ao ambiente acadêmico, diretamente da antena de Wi-Fi.

Soluções Implementadas: ClearPass, Aruba Airwave e Instant Aps

Instant Ap – foi uma das soluções escolhidas para essa operação, pois o campus de São Paulo precisa ser controlado remotamente, e esse tipo de acess point permite seu controle diretamente pela antena. As soluções Wi-Fi sem controladora são simples e acessíveis, eliminando a necessidade de hardware de controladoria adicional, distribuindo a funcionalidade da controladora, como autenticação e configuração, aos pontos de acesso (APs). A solução já tem uma configuração para bloqueio de apps e arquivos, uma segurança complementar a algo que a Mauá necessita. Além dos 160 Access Points (Instant Aps), foram implementadas as soluções ClearPass e AirWave.

Para tornar a rede do Instituto eficiente e simplificada, foi implementado o AirWave para otimização de desempenho. Esta solução fornece visibilidade granular em tempo real em cada ponto de acesso por meio de uma interface semelhante a um mapa, fornecendo à empresa informações de conexão passadas e atuais. Além disso, o AirWave reconhece a interferência do sinal de RF e move dispositivos conectados para um canal menos congestionado automaticamente.

Também implementado pela Aruba, a ClearPass é a única plataforma que reforça de forma centralizada todos os aspectos do acesso seguro em nível empresarial para qualquer indústria, dispondo de funcionalidades de segurança autônomas para conveniência do usuário final, que pode configurar seus dispositivos para uso empresarial ou acesso à internet de forma segura. Além disso, apresenta modelos de configuração de políticas intuitivas com ferramentas de solução de problemas de visibilidade.

 

Fonte:Ipnews