Integração entre TI e TO vai facilitar gestão de ativos, aponta pesquisa

08/06/2016 09:17

Para executivos do setor ferroviário, tecnologias da informação e operacionais vai ser fundamental para alcançar metas financeiras.

ferroviaUma pesquisa da ABB realizada com 200 executivos das principais operadoras ferroviárias do mundo revelou que a integração de tecnologias da informação (TI) e operacionais (TO) facilitará a gestão de ativos, o que será fundamental para alcançar as metas financeiras e operacionais das organizações. Cerca de 88% dos participantes indicou a gestão de ativos como prioridade e dois terços acreditam que ela ganhou relevância nos últimos 12 meses.

Para a maioria dos respondentes, a integração de aplicações de TI e TO vai otimizar a conexão de disciplinas das organizações, apontada como uma preocupação por 75% deles. Os benefícios que essa integração poderá trazer, segundo eles, será na segurança, na confiabilidade, aperfeiçoamento do uso de capital, operações e manutenções mais eficientes. O aumento da produtividade dos funcionários, melhor visibilidade em toda organização e melhoria do planejamento de longo prazo também foram listados.

Investimento em TI otimiza gestão do pagamento de fretes rodoviários

Para Massimo Danieli, diretor da unidade de negócio Grid Automation da divisão Power Grids da ABB, a Internet das Coisas (IoT) vai ser fundamental para a gestão de ativos, pois as informações providas pelos sensores podem ser niveladas para a manutenção e planejamento de substituição de ativos.

“Conectando diferentes sistemas e grupos, as organizações são capazes de se tornarem mais eficientes e eficazes em termos de manutenção de seus ativos”, diz o executivo. “Isso também resulta em maior confiabilidade para o usuário final.”

Já Paul Barnes, gerente especial de Projetos da Equipe de Gestão de Ativos na Network Rail, empresa britânica do setor ferroviário, vê a gestão de ativos como uma iniciativa estratégica essencial. “Nós temos diversos componentes, porém somente uma habilidade limitada para agregar harmonia a este processo e executar da melhor forma possível. E é precisamente neste contexto que enxergamos a integração TI/TO como um imenso passo em direção ao futuro”, diz.

 

Fonte:Ipnews