Intel instala Centro de Inovação no RJ

05/05/2014 16:35

Objetivo é democratizar o acesso a tecnologias de computação de alto desempenho.

 

A Intel anuncia a instalação de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro com foco no desenvolvimento de soluções utilizando tecnologias de HPC, Big Data e Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês) nas áreas de Pesquisa de Óleo e Gás e Cidades Inteligentes.

Dell inaugura centro de soluções e serviços de TI em São Paulo

HP abre centro de invoação em Araraquara

IBM aplicará US$1 bi para implantar novo centro de negócios

O Centro é resultado de uma parceria da Intel com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Governo do Estado e consequência do acordo de cooperação com o Governo Federal anunciado em 2013.

O Centro de Inovação terá como objetivo principal oferecer acesso às tecnologias de computação de alto desempenho (HPC - High Performance Computing, na sigla em inglês) para empresas de todos os portes. Além disso, promoverá qualificação de ponta em HPC, fundamental para a exploração do pré-sal, e soluções que agregam inteligência na Nuvem a serviços públicos e privados.

As atividades englobam ainda o trabalho com startups e a interação direta com outros centros de pesquisa, empresas privadas e universidades para provas de conceito, incubação de novos aplicativos e suporte ao desenvolvimento.

A iniciativa é também resultado de um acordo firmado, em fevereiro de 2013, entre a Intel e o Governo Federal, com o intuito de incentivar o desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação (TICs) que ajudam a inserir o Brasil em cadeias globais relacionadas às áreas de interesse nacional, como energia e transportes.

Esse acordo totaliza investimento de R$ 300 milhões da empresa no Brasil em pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I), no período de cinco anos, e está alinhado ao Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), do Governo Federal, que tem como meta o incremento das atividades das TICs no país.

A escolha do Rio de Janeiro como sede do Centro de Inovação foi influenciada pela forte presença, no Estado, de empresas do segmento de Óleo e Gás, que fazem uso constante das tecnologias de Computação de Alto Desempenho.

A hospedagem inicial do Centro de Inovação ficará a cargo da empresa de serviços AMT, que abriga um Data Center no local onde o Centro será instalado. Com mais de 20 anos de atuação no mercado local, a AMT oferece infraestrutura de TI como serviços, com foco em cloud computing. A aliança com uma empresa nacional permitirá a transferência de tecnologia no estabelecimento de um centro de conhecimento e treinamento dos serviçosem HPC& Big Data.

Investimentos em educação

Além do Centro de Inovação, a Intel Brasil anuncia o primeiro IPCC - Intel Parallel Computing Center - em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O programa global IPCC tem por objetivo custear bolsas a pesquisadores e PhDs que desenvolvam aplicações de software com técnicas de programação paralela utilizando HPC.

Atualmente a Intel também investe em projetos inovadores com o Estado através da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). E até o fim do ano, a companhia planeja oferecer cursos avançados de HPC.

Apoio às startups

A Intel pretende ainda apoiar institucionalmente Programas de Startups da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro e oferecer o Centro de Inovação para que novas empresas desenvolvam suas aplicações sem custos com computação ou software de programação.

Em contrapartida, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Governo do Estado do Rio pretendem fazer “ co-funding”, o que significa que os investimentos da Intel no Rio terão auxílio da Prefeitura e do Governo do Estado no fomento de bolsas de pesquisa e de projetos.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!