Intel lança nova tecnologia de armazenamento
3d XPoint promete ser 1.000 vezes mais rápida que Nand Flash.
Intel anunciou novidade para o segmento de computadores – tanto pessoais quanto servidores. Trata-se de uma nova tecnologia de armazenamento batizada de 3D XPoint (lê-se 3D Cross Point).
A novidade promete velocidades até 1.000 vezes superiores aos atuais drives baseados em Nand Flash e podem significar um salto de eficiência para computadores de todos os tipos. A empresa espera, com isso, que todos os processos que dependem de computação se acelerem, especialmente áreas como inteligência artificial, carros autônomos e armazenamento de dados em nuvem.
A nova tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Micron e já está à venda nos principais mercados sob a marca Optane, da Intel, e QuantX, da Micron.
Intel compra startup de carros autônomos por US$ 15,3 bi
Dá para entender os novos drives como a terceira grande etapa de evolução dos drives de armazenamento de computadores. A primeira ainda está por aí, com os tradicionais HDs, baseados em discos rígidos, que gravam as informações por meio de uma agulha que, literalmente, “escreve” os dados numa superfície metálica.
A segunda etapa veio com os drives Nand Flash – que usam a mesma tecnologia empregada por pendrives – e que são muitas vezes mais rápidos que os discos rígidos. A tecnologia anunciada hoje pela Intel pode se colocar como o novo passo nessa evolução, com a promessa de um grande salto de velocidade no armazenamento de dados.
A tecnologia Flash baseia-se em transistores espalhados numa camada de silício; cada “centro de transistores” se encarrega de armazenar os “zeros e uns” da informação digital. A Intel guarda a sete chaves os detalhes da nova tecnologia, e limita-se a dizer que ela não usa transistores e lança mão de mudanças no estado físico de uma substância. Essas mudanças são provocadas pela passagem de eletricidade pelo corpo do material.
Evidentemente, o preço da novidade é alto. O primeiro drive baseado na nova tecnologia já está à venda nos Estados Unidos por 1.520 dólares, para 375 gigabyte. Para se ter uma base de comparação, é possível comprar um drive Flash por cerca de 140 dólares para 525 gigabyte de armazenamento.
Fonte:ipnews