Intel lança processadores voltados para nuvem

29/04/2016 10:00

Fabricante também lançou novos drives que ajudam a incorporar o conceito de infraestrutura definida por software.

intelIntel lançou uma nova família de processadores, a Xeon E5-2600 v4, que possui tecnologia Intel Resource Director, que habilita os usuários a migrarem para nuvens automatizadas baseadas em infraestrutura definida por software (SDI, na sigla em inglês). A novidade também provê mais visibilidade e controle sobre recursos críticos compartilhados, como os caches do processador e a memória principal.

Na crise, Intel centra esforços em PC de alto custo, data center e internet das coisas

Segundo a Intel, a nova família de produtos oferece melhor desempenho para tarefas em nuvem com 20% mais núcleos e cache do que a geração anterior. Além disso, conta com suporte para memórias mais rápidas e outras tecnologias integradas para acelerar as cargas de trabalho de servidores, rede e armazenamento. Já para proteger os dados de forma eficiente, os processadores possuem isolamento de carga de trabalho, reforço de políticas de segurança e criptografia.

Diane Bryant, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo para o Data Center da Intel, diz que as empresas querem usar os benefícios da arquitetura em nuvem, aumentando a demanda por SDI. “A Intel está investindo para amadurecer as soluções SDI e fornecer um caminho rápido para que empresas de todos os tamanhos aproveitem os benefícios da nuvem”, diz.

A empresa também lançou drives em estado sólido (SSD, em inglês) otimizados justamente para a família Xeon E5-2600 v4. Os DC P3320 e o DC P3520 Series são os primeiros SSDs da Intel a usarem a tecnologia 3D NAND, sendo que o primeiro uma melhoria de até 5 vezes no desempenho em comparação aos SSDs baseados na SATA4, segundo a fabricante.

Por fim, a Intel anunciou os novos SSD DC 3700 e D3600 Series. As soluções contam com o SSDs dual-port PCI Express e usam o protocolo Non-Volatile Memory Express (NVMe). O design com duas portas fornece proteção contra falhas e redundância críticas, protegendo contra a perda de dados em implantações de armazenamento.

 

Fonte:Ipnews