Intel seleciona Unesp para programa global de desenvolvimento
Objetivos do projeto são os desenvolvimento e aprimoramento de software para aumentar o paralelismo e a escalabilidade de aplicações de alto desempenho.
A Intel escolheu o Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp como umas das unidades integrantes de seu programa Intel Parallel Computing Centers (IPCC). Ao se tornar um IPCC, uma distinção recebida por cerca de outros 40 centros de computação paralela em todo o mundo, o NCC se junta a um seleto grupo de instituições de alto nível, que inclui ETH Zürich, Lawrence Berkeley National Laboratory, Universidades de Stanford e Wisconsin, Georgia Institute of Technology, Centro de Computação Avançada do Texas (TACC), Universidades de Bristol e Edimburgo, entre outras.
O enfoque dos Os IPCC’s são o desenvolvimento e o aprimoramento de software para aumentar o paralelismo e a escalabilidade de aplicações de alto desempenho por meio de técnicas de programação paralela e otimização que buscam aproveitar ao máximo os recursos dos novos processadores, além de aceleradores com muitos núcleos de processamento.
Intel e Unity colaboram para ampliar suporte a dispositivos Intel baseados no Android
Para a Intel, as inovações recentes da computação massivamente paralela, envolvendo sistemas com processadoresmulticore, estão abrindo novas oportunidades para o processamento de alto desempenho em diversas áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo, a ascensão da demanda de computação científica requer o uso cada vez mais eficaz de um grande número de núcleos de processamento, através de técnicas de paralelização. Aplicações deverão ser desenvolvidas ou adaptadas para que se torne possível explorar plenamente o desempenho desses novos sistemas. Ao incentivar o avanço de paralelismo, os IPCC’s buscam acelerar descobertas em diferentes áreas da pesquisa científica.
“A Intel está investindo fortemente em computação de alto desempenho no Brasil. Os IPCCs são centros voltados para o desenvolvimento de aplicações de ponta e formação de recursos humanos especializados em computação de alto desempenho”, destaca Fernando Martins, Diretor Executivo da Intel Brasil. “São poucas as universidades brasileiras na lista de instituições agraciadas com um IPCC pelo mundo. A UNESP foi escolhida para receber o terceiro IPCC no Brasil, o que demonstra não só a excelência da UNESP, mas também a importância do Brasil no uso e desenvolvimento de aplicativos para computação de alto desempenho”, conclui.
Fonte:Ipnews