Investidores brasileiros criam empresa especializada em smart cities
Tacira desenvolve os chamados projetos fim a fim, nos quais os especialistas analisam as especificidades de cada município para identificar suas reais necessidades e criam soluções.
Diante de uma demanda aquecida por novos modelos de gestão urbana, especialistas em soluções para cidades inteligentes uniram-se para a criação da Tacira. Com o suporte financeiro do Grupo Ceres, a nova empresa inicia a operação no mercado brasileiro com a missão de melhorar a qualidade de vida nas cidades por meio de um portfólio de soluções baseadas em tecnologias inovadoras, atendendo a todas as etapas do projeto, do início ao fim.
Dirigida por Washington Tavares, executivo com experiência em comunicação digital e líder da comunidade mundial do TM Forum para Smart Cities, a Tacira nasce com sede em São Paulo e filial em Londres, passo estratégico na direção de sua internacionalização e presença no mercado global. A companhia estima que nos dois primeiros anos de operação sua tecnologia beneficie cerca de 10 milhões de cidadãos.
“A inteligência da cidade começa mesmo a acontecer quando as informações geradas pela tecnologia e pelos usuários são vistas de forma integrada e com objetivos bem definidos”, ressalta Tavares.
De acordo com Tavares, as soluções inteligentes reduzem os custos operacionais de manutenção e aumentam o tempo de vida da infraestrutura dos municípios. “A informação gerada por este tipo de tecnologia melhora o monitoramento e a gestão da cidade, além de possibilitar que gestores e cidadãos façam uma utilização mais consciente dos recursos públicos. Se a Secretaria de Saúde é informada sobre focos de dengue em uma região da cidade ou se um cidadão reclamar de buraco no asfalto de uma avenida, por exemplo, as ações podem ser imediatas, direcionando corretamente os recursos, aumentando a eficiência dos serviços, a qualidade de vida e a satisfação da população.”
A empresa desenvolve os chamados projetos fim a fim, nos quais os especialistas analisam as especificidades de cada município para identificar suas reais necessidades e criam soluções de curto, médio e longo prazo, inclusive treinamento, dispositivos, sensores, entre outros. A empresa também realiza a implementação e a manutenção das soluções.
Inicialmente, a Tacira concentrará esforços na oferta de soluções para as verticais de educação, segurança e saúde – demandas importantes para os segmentos público e privado, além de ambientes inteligentes – denominados smart places.
Fonte:ipnews